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Estado de Minas

Gol encosta na TAM em participação de mercado

Manutenção de uma política de preços um pouco abaixo da concorrência e o foco no cliente corporativo, menos sensível a reajuste de tarifas, justificariam o avanço


postado em 22/03/2014 09:49 / atualizado em 22/03/2014 10:48

Há um ano, a diferença entre as duas empresas era acima de 8 pontos porcentuais(foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
Há um ano, a diferença entre as duas empresas era acima de 8 pontos porcentuais (foto: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

A Gol elevou em 17% as vendas de passagens para voos nacionais no primeiro mês do ano e encostou na líder TAM em participação de mercado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (21) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa atingiu uma fatia de 37,25% do mercado doméstico, menos de 1 ponto porcentual do que detém a TAM, responsável por 38,13% do tráfego aéreo nacional. Há um ano, a diferença entre as duas empresas era acima de 8 pontos porcentuais.

A Gol retoma o crescimento após um período de ajustes na malha, iniciado em meados de 2012. A empresa fez um "pente fino" na sua malha, cortando voos deficitários e colocando seus aviões em rotas mais rentáveis, focadas principalmente no passageiro corporativo.

A estratégia foi desenhada para a empresa elevar a rentabilidade e superar as perdas de R$ 2,2 bilhões acumuladas de janeiro de 2012 a setembro de 2013.

Com esse novo foco, a empresa voltou a ampliar a sua oferta. Em janeiro, a companhia colocou à venda 10% mais passagens do que no mesmo mês do ano passado, segundo a Anac. Como as vendas subiram 17% no período, a ocupação do avião aumentou de 73,5% para 78%. O resultado disso foi uma ampliação na participação de mercado de 34% para 37%. "A Gol volta a crescer depois de ter melhorado sua malha, priorizando voos mais rentáveis", disse o professor de transporte aéreo da USP Jorge Leal Medeiros.

A manutenção de uma política de preços um pouco abaixo da concorrência e o foco no cliente corporativo, menos sensível a reajuste de tarifas, justificam o avanço da Gol, afirma o analista do BB Investimentos, Mário Bernardes Junior. "As empresas também querem economizar com despesas com passagens", avalia.

Procurada, a Gol não deu entrevista, por estar em período de silêncio até 26 de março.

No mesmo período, a líder TAM cortou sua oferta em voos nacionais em 3,46% em janeiro, na comparação com mesmo mês de 2013, o que derrubou a demanda quase na mesma proporção. Com isso, perdeu mercado - sua fatia caiu de 42,57% para 38,13% em um ano.

Os cortes também foram feitos nos voos internacionais - a TAM ofereceu 8,7% menos passagens em janeiro deste ano. Em comunicado, a empresa ressaltou que "segue em seu processo de melhoria da eficiência operacional, com taxas de ocupação acima da média da indústria e com geração de receitas substancialmente melhor."

Apesar do corte na oferta, a ocupação dos aviões da empresa caiu levemente em janeiro deste ano - de 83,8% para 83,64%-, mas ficou acima da média do mercado, de 80,56%.


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