(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preços baixos são atrativo para brasileiros gastarem no exterior


postado em 30/03/2014 06:00

O professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) Jorge Arbache explica que há pelo menos três razões para explicar o porquê de os brasileiros gastarem tanto em Miami. “O primeiro motivo é a proximidade do Brasil. O turista gasta menos tempo para chegar até lá do que ir para a Europa, por exemplo. Outro é a presença de uma comunidade de brasileiros na região, o que traz uma certa familiaridade para os visitantes. Estamos falando de uma cidade que fala espanhol e português. A terceira razão está nos preços. Mesmo com a recente alta do dólar, quando os valores são convertidos em reais, as mercadorias e os serviços continuam mais baratos e são de qualidade melhor”, detalha.

Para Arbache, o aumento do número de viagens internacionais é positivo do ponto de vista da aprendizagem e da cultura, mas pode deixar o país em uma situação delicada. Nos cálculos dele, em 2000, a conta de viagens internacionais, que engloba o que os brasileiros gastam fora do país e o que os estrangeiros gastam no Brasil, apontava déficit de US$ 2 bilhões. No ano passado, o saldo negativo passou de US$ 18 bilhões. “Esse número alto deixa o país frágil. É preocupante famílias irem a Miami para fazer o enxoval dos bebês ou se endividar para levar os filhos à Disney numa economia que parou de crescer, como a nossa”, completa.

O casal Marco Antônio e Elci da Rosa Piccinini, ambos de 65 anos, aproveitou uns dias livres no início deste mês para fazer um cruzeiro pelo Caribe, com saída de Miami. Com a ida até a cidade, os moradores de Florianópolis não abriram mão das compras. “Os produtos não estão tão mais baratos como antes, mas ainda dá para aproveitar muita coisa, como eletrônicos. Conseguimos economizar entre 20% a 30% em comparação com o Brasil”, comenta a aposentada. (TP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)