O Facebook e o Sebrae fecharam acordo para que a organização fundada por Mark Zuckerberg ajude as micro, pequenas e médias empresas do país a engordar seu faturamento. Em Minas Gerais, o lançamento do programa será feito na Feira do Empreendedor 2014, que ocorre de hoje a sábado no Minascentro. Os organizadores do evento acreditam que 35 mil pessoas passarão pelo local, onde haverá mais de 400 atividades, entre palestras, oficinas e consultorias.
Monitores do Facebook ensinarão os empresários a criar uma fanpage e como usá-la para conquistar clientes. Profissionais da empresa americana também vão ministrar três palestras, abordando temas como formato de anúncios, posicionamento da empresa na plataforma digital, melhores práticas e o potencial da rede virtual para os negócios dos pequenos empreendimentos. A programação completa pode ser conferida no site feiradoempreendedormg.com.br.
“Sabemos que os micro e pequenos empresários têm recursos e tempo limitados, então criamos formas específicas para ajudar essas empresas a derrubar a barreira de entrada no marketing digital e fazer do Facebook um de seus aliados para promover o crescimento de seus negócios. Chegamos a oito em cada 10 internautas brasileiros. Apenas isso já representa uma oportunidade sem precedentes para os micro e pequenos empreendedores”, disse Patrick Hruby, diretor de Negócios para pequenas empresas do Facebook na América Latina.
O executivo ilustra com um exemplo como o empresário pode se beneficiar da rede social: “O Facebook é uma plataforma gratuita. Porém, ao mesmo tempo, dá a opção de anunciar e direcionar mensagens para uma audiência específica. Imagine que o dono de uma padaria em um bairro de uma cidade mineira tenha interesse em anunciar e sabe que a maior parte de seus fregueses são mulheres, de 30 a 45 anos, e que moram no bairro. Ele pode direcionar a publicidade somente para essas pessoas. Da mesma forma que pode apenas criar uma página e engajar com seus consumidores, montar uma base de fãs e convidá-los a visitar ou provar uma nova receita”.
ALCANCE Em Minas, as micro e pequenas empresas geram mais de 1,7 milhão de empregos, representam 37% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado (R$ 94,5 bilhões com os setores de bens e serviços) e somam 712.938 registros formais. O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, avalia que o marketing eletrônico já é uma estratégia obrigatória no mundo do comércio. “Num curto espaço de tempo, as redes sociais deixaram de ser plataformas de relacionamentos pessoais para atingir o universo empresarial. O uso de estratégias de marketing digital e relacionamento com clientes em ferramentas virtuais populares passaram a ser obrigatórios na rotina dos empreendedores. Nossa parceria é justamente o reconhecimento da internet como ambiente fundamental na gestão e desenvolvimento dos pequenos negócios”, alertou Barreto.