O comércio da capital mineira poderá funcionar normalmente no feriado de 21 de abril (Tiradentes). Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), como ainda não foi definida a Convenção Coletiva 2014/2015, houve uma negociação entre os sindicatos que celebraram uma convenção específica para tratar do funcionamento do comércio nesse feriado.
Já no feriado do dia 18 (Paixão de Cristo), as lojas ficarão fechadas. As atividades do comércio, tidas como essenciais tais como padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina, bares, restaurantes, etc, poderão funcionar normalmente.
Bancos
Os bancos não vão abrir nos dias 18 e 21. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento para fazer as operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas com vencimento marcado para os feriados, como as de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês, poderão ser pagas no próximo dia útil subsequente (22), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Os clientes também podem agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).