O feriado de Páscoa mal acabou e as lojas já estão preparadas para o Dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio. Mesmo com juros e inflação em alta, a data ainda será considerada a segunda melhor para o comércio, atrás apenas do Natal, com expectativas de crescimento de até 17% nos shoppings de Belo Horizonte. Já nas lojas de rua, a expectativa é menor, com crescimento nas vendas entre 1,99% e 3,09% quando comparado ao mesmo período do ano passado, movimentando entre R$ 2,17 bilhões e R$ 2,19 bilhões no varejo da capital de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
Mesmo com cenário desfavorável para o setor, com juros e inflação altos, o presidente da CDL-BH, Bruno Falci, acredita que outros fatores, como o bom momento vivido no mercado de trabalho e o aumento da renda dos trabalhadores, vão contribuir para um desempenho positivo. “O apelo emocional do Dia das Mães é muito forte, os consumidores podem até comprar presentes de menor valor, porém dificilmente deixarão de presentear”, disse. Eletrodomésticos, eletroeletrônicos, produtos de utilidade para o lar, perfumaria, moda feminina figuram a lista dos mais vendidos. Acessórios, calçados e livraria também estão entre os mais procurados para homenagear as mães.
O gerente de uma loja de bijuterias, no Centro de BH, Wagner José Cardoso diz esperar um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado e de até 30% sobre o mês anterior. “O comércio está muito ruim, se o Dia das Mães não for como a gente espera, se não tiver uma melhora do cenário, muitos terão que fechar as portas”, afirma. Em uma loja de bolsas e sapatos, também no Centro, o gerente João Ferreira Pinto espera um crescimento de 10% sobre a data em 2013 e de até 50% em relação ao mês anterior. “Este é um ano atípico, com muitos feriados, sempre perto um do outro e ainda temos Copa do Mundo e eleições. A salvação serão as datas comemorativas”, diz.
Centros de compra
As campanhas em homenagem ao dia das mães nos shoppings começam entre os dias 25 de abril e 2 de maio. No Diamondmall as projeções são de aumento de 9% em vendas e 2% em tráfego. “Dia das mães é uma das melhores datas para o comércio e as promoções atraem o consumidor”, afirma a supervisora de marketing do Diamondmall. Já no BH Shopping, a expectativa é vender 15% a mais e aumentar o fluxo em até 2%. O mall está investindo R$ 900 mil na data e a promoção acontece entre os dias 2 e 11 de maio. “Os mais procurados para a data são vestuário e calçados, que agradam sempre as mulheres; joias, bijuterias e acessórios; além de perfumaria e cosméticos. É uma data que ninguém deixa passar em branco, todo mundo quer presentear”, afirma Durleno Rezende, Superintendente do BH Shopping.
No Boulevard a expectativa é de incremento de 17% nas vendas e aumento de até 8% no fluxo. No Pátio Savassi, a expectativa é que o fluxo de pessoas aumente 2% e as vendas cresçam 8%. Já no Shopping Cidade, o crescimento esperado é de 12% nas vendas e 20% no fluxo e no Itaú Power Shopping, em Contagem, a previsão é de um incremento de público de 8%.