(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Infraero confirma que Confins não ficará pronto e divulga medidas paliativas

Segundo a Infraero, 88% das obras previstas para o mundial estão finalizadas e serão entregues no dia 31 de maio


postado em 06/05/2014 16:11 / atualizado em 06/05/2014 18:25

(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)

Agora é oficial. As obras do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte, não vão terminar a tempo da Copa do Mundo. De acordo com o superintendente regional da Infraero, Silvério Gonçalves, 88% das reformas previstas para o mundial estão finalizadas, o que corresponde à primeira fase das obras. Do total da reforma de modernização do terminal, 52% estão prontas, que correspondem aos trabalhos previstos em duas fases: a Copa e a pós-Copa. A previsão é de que as mudanças realizadas no aeroporto para receber os turistas sejam entregues no dia 31 de maio e a segunda etapa deve terminar apenas em agosto. Ainda nesta terça-feira, a Infraero informou que os responsáveis pelo atraso nas obras são os fornecedores e outros parceiros e que houve um aditivo de R$ 17 milhões para as mudanças no terminal.

Segundo a superintendente de Confins, Maria Edwirges Madeira, o aeroporto - cujo funcionamento está muito prejudicado pelas obras - não terá concluídas as melhorias previstas para a Copa nos três elevadores, nas vias de acesso e na estrutura geral do terminal. O setor de embarque e desembarque internacional também não ficará pronto para o mundial, como estava determinado no cronograma.

Durante reunião na Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na tarde desta terça-feira, a superintendente de Confins informou ainda que a praça de alimentação do segundo andar também não será entregue antes do início do evento. Será feita apenas uma reforma no restaurante do Bob's, localizado na área de alimentação do primeiro andar e haverá contratação de cinco empresas, ainda não definidas, para criação de uma praça de alimentação provisória no térreo, batizada de “Fun Zone”. “Será um espaço de acolhimento dos turistas, em especial os que irão passar muitas horas no aeroporto. Ali teremos vista panorâmica, restaurantes e acesso gratuito à internet. Acho que as pessoas terão uma visão positiva do terminal”, salientou. Maria Edwirges Madeira ressaltou que as quatro escadas rolantes devem ser instaladas a tempo do evento do futebol.

Silvério Gonçalves explicou que o objetivo é minimizar ao máximo os transtornos e o desconforto aos turistas. “Estamos trabalhando para liberar os cinco acessos do aeroporto, assim como o saguão. Hoje a condição é crítica, mas estamos empenhados para que a aparência seja de ausência de obras ainda no final do mês de maio”. Os vidros, que dividem as salas de embarque e desembarque dos corredores da ponte de embarque, estão sendo retirados para adequar ao modelo dos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro e ao Aeroporto Internacional de Brasília. A mudança visa disponibilizar mais espaço para os passageiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)