Além de provocar longos congestionamentos, a mão inglesa instalada na Avenida Silviano Brandão, no Sagrada Família, também tem gerado reflexos negativos no comércio local. Lojistas afirmam que o movimento caiu cerca de 80% nos últimos meses. Com a inversão do sentido de direção, os carros que seguem para a Avenida Cristiano Machado e Centro de BH fazem o cruzamento antes e não mais na Cristiano Machado, onde um tempo de semáforo foi retirado.
Todas as intervenções foram feitas para que o BRT/Move ganhasse em agilidade neste corredor. No entanto, os comerciantes reclamam que quem passa de carro no trecho não para mais por falta de vaga. Na manhã desta terça-feira, um grupo saiu às ruas em um protesto simbólico para exigir da BHTrans, adequações no trânsito. Os comerciantes soltaram balões negros em luto aos lojistas que baixaram as portas.
Além dos proprietários, também saem prejudicados os vendedores que individualmente ganham comissão em cima das vendas. Muitos já foram demitidos ou estão à procura de um novo emprego. “Vendíamos em torno de 300 mil por mês, hoje, esse montante caiu para R$ 80 mil”, conta Alessandro Santos, vendedor da Ultramóveis. Segundo ele, sem retorno e com aluguel em torno de R$ 12 mil, pelo menos cinco lojas fecharam recentemente. “Não temos salário fixo e meu rendimento caiu pela metade, o pior é que as contas não param de chegar”, lamentou.
A Móveis Luzitana, na mesma avenida, conta com apenas dois vendedores e um auxiliar administrativo. “O proprietário já nos informou que se esse mês não melhorar, vai ter demissão”, disse a vendedora Adriana Andrade, que trabalha no local há dois anos.
Segundo a coordenadora do Polo dos Móveis, Eliana Reis, não foi respeitado nenhum pedido de adequação dos lojistas. “Nós fomos consultados e na ocasião, concordamos, porém, desde que as adequações fossem feitas, entre elas a conversão do túnel da Lagoinha que cai direto na Silviano Brandão”, disse.
Procurada pelo em.com.br, a BHTrans informou por meio de nota que a circulação implantada é a melhor solução para o local e não é viável permitir conversão à direita da Avenida Cristiano Machado para a Silviano Brandão, no sentido centro/bairro, questão que já foi discutida e acertada com a comunidade.
A empresa também informou que a prefeitura vai implantar a travessia elevada para pedestres, realizar ajustes, como rebaixo do passeio para facilitar a acessibilidade, e implantar áreas específicas para facilitar as operações de carga e descarga.
Entenda
A mão inglesa foi implantada na Avenida Silviano Brandão no dia 9 de janeiro deste ano. Segundo a BHTrans, a mudança daria mais fluidez ao trânsito para passagem de ônibus do BRT Move. Com as alterações, os veículos que seguem na Silviano Brandão em direção a Avenida Cristiano Machado com intenção de ir até o Centro de BH pelo Túnel da Lagoinha, terão de trocar de pista próximo a Rua Capuraque. O canteiro central da via foi aberto para proporcionar a mudança. Para acessar a Rua Augito o trajeto é o mesmo. Quem sai da Cristiano Machado para acessar a Silviano Brandão, fazendo a conversão à esquerda, deve usar o contra-fluxo. A avenida abriga cerca de 200 lojas.