São Paulo, 15 - As taxas de juros para operações de crédito voltaram a subir em abril, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. O custo do crédito no mês passado igualou-se ao de agosto de 2012. É o que aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 15, pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) .
Esta é a quarta elevação seguida das taxas desde o início do ano. Nos últimos 12 meses, foi a décima primeira vez que as taxas subiram.
A taxa de juros para pessoa física passou de 5,86% ao mês em março (98,05% ao ano) para 5,96% ao mês em abril (100,31% ao ano), na média geral entre seis linhas de crédito pesquisadas. Para pessoa jurídica, os juros passaram de 3,35% ao mês em março (48,50% ao ano) para 3,39% ao mês em abril (49,19% ao ano), na média entre três linhas de crédito pesquisadas.
O aumento da taxa básica de juros (Selic), a piora nos índices de inflação e a perspectiva de baixo crescimento em 2014 foram os fatores que influenciaram o aumento do custo do crédito, avaliou o diretor executivo de Pesquisas e Estudos Econômicos, Miguel José Ribeiro de Oliveira, em nota distribuída pela Anefac. A previsão de Oliveira é de que os juros vão continuar subindo nos próximos meses.