Que BH é a capital dos botecos todo mundo já sabe. O que é novidade é que a cidade está virando também a capital das cervejas artesanais. Para movimentar o setor, acontece no Expominas, no Bairro Gameleira, de amanhã a domingo, a 8ª edição Brasil Bier, que conta com a exposição de cervejas artesanais nacionais e importadas e palestras e seminários relacionados à fabricação do produto. A feira será realizada em conjunto com a XXIV edição da Expocachaça. Juntos, os dois eventos devem movimentar R$ 30 milhões.
Neste ano são mais de 40 expositores e cerca de 70 cervejarias que trazem suas marcas para a feira. A novidade, segundo o diretor comercial da Brasil Beer e da Expocachaça, Luis Vicente Mendes, é a presença dos cervejeiros caseiros, com debates e discussões sobre o tema em mesas redondas, cursos de fabricação com mestres renomados da Universidade da Cerveja de Berlim, além harmonizações e a presença de vários fornecedores de equipamentos, taças, rótulos, garrafas, insumos e serviços.
Outra novidade desta edição, é a realização da South Beer Cup, a maior competição de cerveja da América do Sul, que conta com a participação de oito países, cerca de 100 cervejarias e tem 525 produtos avaliados por juízes internacionais e nacionais. “Minas está ganhando mercado, já tivemos a Wälls, que foi premiada na Bélgica recentemente e que pode ser uma das favoritas nessa competição”, afirma Mendes. No estado, existem em torno de 40 fabricantes de cerveja artesanal e cerca de 200 no Brasil. A ideia, segundo o diretor comercial da feira, é chegar a 200 em terras mineiras em até 20 anos, acompanhando a evolução do setor nos Estados Unidos.
Lançamentos
Durante a feira serão lançadas várias marcas de cerveja, entre elas a Caibeerinha, uma espécie de cerveja com caipirinha da cervejaria caseira Axbeer, em parceria com a Krug Bier. “A Caibeerinha tem o mesmo percentual de álcool de outras cerveja, 5,5%, e está dentro dos padrões”, afirma o inventor do produto, Fabiano Teixeira de Carvalho. Para chegar a fórmula, foram investidos cerca de R$ 50 mil, de acordo com Herwig Gangl, sócio da Krug Bier. Ele afirma que a feira será o grande termômetro do produto. “Estamos elaborando novos projetos que vão proporcionar um mercado ainda maior para a Krug. A cerveja com cachaça é um dos produtos que vamos lançar em alguns meses”, afirmou Herwig. (FM)