O faturamento dos supermercados mineiros cresceu 1,55% em abril ante março e 7,98% em comparação a abril do ano passado. Se comparados os resultados dos primeiros quatro meses deste ano frente ao mesmo período de 2013, o desempenho foi 2,82% maior. Os números são do “termômetro de vendas”, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis) com empresas de todas as regiões do estado.
A expansão de 1,55% em abril sobre março é explicada, principalmente, pela Páscoa, segundo melhor período de vendas para o setor no ano. No entanto, o feriadão de Semana Santa acabou afetando o desempenho das lojas, porque muitas não funcionaram na sexta-feira santa e na segunda-feira seguinte, feriado de Tiradentes. "Neste caso, leva-se em conta o número de consumidores que o estado perde em feriados prolongados", disse a associação em nota. Além disso, em abril foram quatro finais de semana contra cinco em março.
Copa do Mundo
Conforme as Amis, os preparativos do setor agora estão por conta do atendimento ao consumidor em dias de jogos da Copa do Mundo. A expectativa é de que itens como cervejas e carnes, por exemplo, tenham um crescimento de 20% em relação aos dias normais de vendas. Produtos ligados às comemorações, como bandeiras, cornetas, também serão as apostas do setor para alavancar as vendas.