O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), órgão vinculado à secretaria, contratou dois estudos para superar os obstáculos ambientais da obra. Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, o maior complicador é referente à presença de grutas no trajeto até a Serra do Cipó. O processo de licenciamento ambiental está em andamento. Pelo projeto, depois da ordem de serviço, a obra deve demorar um ano e meio. A nova ponte sobre o Rio das Velhas, também em obras, deve ser entregue até outubro. Com isso, os turistas terão dois caminhos para seguir rumo à Serra do Cipó, o que deve ajudar a desafogar o fluxo rumo ao ponto turístico, que, principalmente em feriados, tem sido bastante carregado.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega das rodovias que dão acesso ao aeroporto – LMG-800 e MG-424. Depois de um ano e três meses de obra, a empresa contratada para a ampliação da rodovia LMG-800, continuação da MG-10 que vai até o aeroporto de Confins, entregou a reforma da estrada que deve permitir aos passageiros chegar mais rápido até o terminal. “É um novo cartão-postal aqui da região. Está dentro do compromisso permanente de desenvolver o Vetor Norte”, disse o governador Alberto Pinto Coelho, ressaltando que mais de meio bilhão de reais devem ser investidos na infraestrutura viária do vetor considerando as duas obras e outros projetos previstos.
Assim como as obras de expansão do aeroporto, a conclusão da expansão da rodovia não respeitou o cronograma, tendo sido entregue com 42 dias de atraso em relação ao prazo divulgado inicialmente pela Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas. À imprensa, a informação é que a obra foi entregue no prazo estipulado em contrato, mas, à época do início das obras, a Setop informava que até 30 de abril a obra teria sido concluída. Segundo o governo, as obras foram concluídas em 31 de maio. Nos últimos dias, no entanto, operários eram vistos dando retoques na sinalização e no paisagismo.
Mais rápido
A estimativa do governo estadual é de que o novo trecho deva reduzir em 30 minutos o percurso. Com a reforma da rodovia, ela passa a ter três faixas em cada sentido separadas por um canteiro central, que, no futuro, pode servir para a implantação de um transporte sobre trilhos. O investimento na ampliação dos 12 quilômetros foi de R$ 206 milhões.
Durante a execução dos projetos o andamento das obras nas rodovias de acesso ao aeroporto para comparar com o ritmo das obras de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, previsto para ser concluído em dezembro mas ainda distante de ser finalizado. Ontem, também foi entregue a revitalização da MG-424, estrada que liga BH a Pedro Leopoldo, permitindo aos moradores de Sete Lagoas e região seguir para o aeroporto por outro trajeto. Ao todo, 16,8 quilômetros foram ampliados com investimento de R$ 131 milhões.