(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Copa do Mundo gerou 1 milhão de empregos no país, aponta estudo

Segundo o levantamento, foram criadas 710 mil vagas fixas e 200 mil temporárias para o evento esportivo. Além disso, R$ 30 bilhões foram injetados na economia


postado em 20/06/2014 19:37

Um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) demonstrou que a Copa do Mundo gerou cerca de 1 milhão de empregos no país - o equivalente a mais de 15% dos 4,8 milhões criados ao longo do governo Dilma Rousseff. Os dados coletados também apontam que a realização do evento propiciou a injeção de R$ 30 bilhões na economia brasileira.

O estudo foi feito a pedido do Ministério do Turismo e tem como parâmetro uma comparação entre a projeção dos impactos gerados pela Copa e as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O período avaliado compreende os meses de janeiro de 2011 a março de 2014.

Segundo o levantamento, do total de vagas relacionadas à Copa, 710 mil são fixas e 200 mil são temporárias (todos com carteira assinada). Só na cadeia do turismo, foram gerados 50 mil novos empregos em função do evento.

Para Vicente Neto, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), trata-se de um número “extremamente significativo”. Ele ressalta que a taxa de ocupação da rede hoteleira nas 12 cidades-sede na primeira semana do Mundial, ficou 45% acima do esperado, de acordo com autoridades do setor. Até o dia 11 de junho, foram registradas 340 mil diárias, 100 mil a mais que o previsto pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil. “Os números estão superando as expectativas”, completou.

Com informações da Agência Brasil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)