O comércio de Belo Horizonte tenta reaquecer as vendas após o período da Copa do Mundo. Shoppings da capital mineira começam as liquidações de até 70% nos próximos dias e lojas de rua já oferecem descontos de até 50%. O BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi realizam a Liquidação do Lápis Vermelho entre os dias 24 e 27 de julho, o Shopping Del Rey e o Shopping Estação BH oferecem as promoções do "Ponto Mix" nos mesmos dias e o Boulevard Shopping já iniciou as ofertas especiais de inverno "Offprice", que acontece até domingo.
Os três shoppings da Multiplan - BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi - prometem uma queima de estoques que ocorrerá na maioria das lojas dos empreendimentos e oferecerá descontos em peças de vestuário, eletrônicos, utensílios domésticos e outros artigos. De acordo com o gerente de marketing do BH Shopping, Renato Tavares, a expectativa para o período é positiva. "O evento já é um ícone no que diz respeito as liquidações da cidade. Além disso, os clientes do shopping podem acompanhar ofertas durante todo o ano pela fanpage do Lápis Vermelho no Facebook", ressalta.
A expectativa de crescimento de vendas é positiva. O BH Shopping e o DiamondMall esperam um aumento de 8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O Pátio Savassi acredita em um crescimento de 7%. Ao todo, cerca de 400 lojas participam da Liquidação do Lápis Vermelho. O fluxo de clientes no BH Shopping e no Pátio Savassi deve ser 2% maior. E no DiamondMall, a perspectiva é de aumentar em 3%.
Para a gerente de marketing do DiamondMall, Flávia Louzada, a tradicional Liquidação do Lápis Vermelho já se configurou como uma grande oportunidade de adquirir peças coringas e atemporais. “O DiamondMall possui um vasto leque de opções de lojas para agradar todos os públicos e interesses. Acredito que o forte da liquidação serão vestuário, calçados e acessórios, principalmente devido a troca de coleção outono-inverno para a primeira-verão", salienta. A gerente de marketing do Diamond lembra ainda que os consumidores devem estar atentos ao Facebook e Instagram do shopping onde são apresentadas as melhores ofertas do período.
Segundo a superintendente do Pátio Savassi, Maria Lúcia Renault, os descontos vão agradar todos os públicos. "É uma ótima oportunidade para o consumidor encontrar produtos de grifes exclusivas e adquirir peças de qualidade que não saem da moda, com ótimos descontos. O Pátio Savassi é um shopping focado em moda e acredito que o forte dessa liquidação será o vestuário".
Os shoppings Del Rey e Estação BH apostam alto na campanha "Ponto Mix" e vão estender o horário de funcionamento na sexta e no sábado (25 e 26) até às 23h. Nos dois shoppings, os produtos também terão até 70% de desconto. Esta é a 19ª edição da campanha de ofertas da rede de shoppings BRMalls, que acontecerá em 33 centros de compras em todo o Brasil.
As promoções já começaram no Boulevard Shopping e de acordo com a gerente de Marketing, Andrea Panisset, os consumidores de BH já estão aproveitando os descontos em produtos de qualidade. “Este é um ótimo momento para o consumidor adquirir mercadorias que não saem da moda com descontos significativos. Muitas lojas já até começaram a receber a coleção primavera-verão e, por isso, vão liquidam o estoque de inverno”, explica. Mais de 80% dos lojistas do shopping estão em liquidação e a expectativa é um incremento de 13% nas vendas no período em relação aos dias normais e 4% no fluxo de pessoas durante os quatro dias da promoção.
Produtos de decoração
De 17 de julho a 10 de agosto, o Shopping Minascasa também realiza uma promoção de móveis e artigos de decoração com descontos atrativos para quem deseja renovar a casa, apartamento ou escritório. O shopping transforma os corredores e a praça central em uma verdadeira feira de móveis e adornos em tempos de promoção. A ação “Mude a Cara da sua Casa” tem como objetivo aumentar em 6% as vendas e em 10% o fluxo de pessoas no shopping se comparado com o mesmo período do ano passado.
A gerente de marketing do Minascasa, Gabriela Fidelis, espera que a liquidação movimente o mercado de decoração e design após o campeonato mundial de futebol realizado no Brasil. “Tivemos um momento no qual as atenções estavam voltadas para outros segmentos. Porém, voltamos com uma liquidação que traz oportunidades excelentes para quem deseja renovar a aparência da casa. Além disso, é um excelente momento para os lojistas renovarem os estoques e fidelizarem novos clientes com o atendimento de qualidade prestado pelas lojas do mall”, afirma.
Inflação corroe poder de compra
De acordo com a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Ana Paula Bastos, essas liquidações têm como principal objetivo desovar os estoques para a entrada da nova coleção, no entanto, este ano, os lojistas tentam ainda recuperar os possíveis prejuízos do período da Copa do Mundo.
"A ideia é atrair clientes e fazer caixa para começar o segundo semestre. Contudo, é importante lembrar que o brasileiro está consumindo menos, com uma inflação de 6,52% nos últimos 12 meses, que corroe o poder de compra. O consumidor está dando preferência para os produtos básicos, de primeira necessidade, como alimentação e transporte. A estratégia é válida devido a troca de coleção e pode ser que o consumidor aproveite para comprar algo que antes estava muito caro, e agora mais acessível", explica.