(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OFERTAS

Consumidores aproveitam liquidação para garantir Dia dos Pais mais barato

Data é a 4ª melhor do comércio. Consumidor pode economizar até 70% na compra de bons presentes, com preços que cabem no bolso


postado em 24/07/2014 06:00 / atualizado em 24/07/2014 07:29

Liene e Liana aproveitaram as ofertas e economizaram R$ 300 (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Liene e Liana aproveitaram as ofertas e economizaram R$ 300 (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)

O Dia dos Pais este ano será em 10 de agosto e as expectativas de vendas para o comércio estão pouco otimistas, mesmo com a data sendo considerada a quarta melhor para o setor. O descompasso entre os estoques elevados e as vendas em baixa dão margem às liquidações. Aproveitando as ofertas, o consumidor pode economizar até 70% na compra de bons presentes, com preços que cabem no bolso. Além das lojas de calçados e vestuário, também baixaram os preços os eletroeletrônicos, eletrodomésticos e cosméticos.

As irmãs Liene e Liana Almeida já planejaram as compras para presentear o pai, de 53 anos. A maioria dos produtos na lista de compras estavam em promoção, incluindo um aparelho de ginástica e as roupas para academia. “Conseguimos economizar mais de R$ 300 comprando na promoção”, afirma Liene. Segundo elas, comprar com antecedência garantiu, além do desconto, mais variedade e opções. “Procuramos produtos com desconto, mas que tenham a cara do meu pai. Negociamos também com a loja para uma possível troca, caso ele não goste do presente, já que a maioria não oferece essa opção quando o produto está em promoção”, diz.

Mesmo com as promoções, a expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) é de desaceleração nas vendas, com crescimento de apenas 1% se comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, a desaceleração é reflexo da atual conjuntura econômica, com inflação e juros mais altos. “A renda do brasileiro está crescendo menos e, com isso, eles ficam menos dispostos a fazer compras”, afirma. Ainda de acordo com Borges, as promoções são uma tentativa de equilibrar o mercado, chamando a atenção do consumidor.

Pesquisa

A alternativa funcionou com o vendedor Cleovaldo Pereira Gonçalves. Ele já pesquisa os preços para comprar um presente para o pai e pretende aproveitar as queimas de estoques. Nas pesquisas que fez, achou uma blusa polo com desconto de 20%. Ela vendida a R$ 99 e, agora, custa R$ 79. “É um bom presente, uma camisa de qualidade que sai com um preço bem mais em conta, que cabe no bolso”, afirma.

Nos shoppings de Belo Horizonte e região metropolitana, a temporada de liquidações começou na última semana e se estende até o próximo domingo. No Boulervard Shopping, as lojas oferecem descontos de até 70% nas peças de inverno. A expectativa é de crescimento de 11% em relação aos dias comuns e um aumento de 6% no período de 1 a 9 de agosto.

VENDAS Na rede de Shoppings Multiplan em BH – BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi –, a tradicional liquidação do Lápis Vermelho começa hoje e se estende até domingo. As promoções ocorrem na maioria das lojas dos empreendimentos e prometem descontos de até 70%. Com a ação, os centros de compras pretendem alavancar em até 8% as vendas. “Quem puder antecipar as compras dos presentes consegue economizar. Serão muitas lojas em promoção, inclusive as de artigos masculinos”, afirma a gerente de Marketing do Pátio Savassi, Rejane Duarte. Além das promoções, os mall’s fazem ações para chamar a atenção dos clientes, como exposições, brindes e sorteios.

No BH Shopping, vai promover a exposição Senna na cabeça e no coração. No Pátio Savassi, a cada R$ 300 em compras, o cliente concorre a quatro cervejeiras da Backer. No DiammondMall, os pais poderão participar dos cursos de harmonização de vinhos italianos com sommelier e uma chefe de cozinha italiana.

No ItaúPower Shopping, além dos descontos de até 70% oferecidos nas lojas, a cada R$ 150 em compras, o consumidor concorre a uma moto Harley Davidson. A expectativa é que as promoções agregadas ao dia dos pais aumentem em até 5% o fluxo no mall. Já o Shopping Del Rey promove o sorteio de 10 TVs Led de 46 polegadas a cada R$ 350 em compras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)