A maioria dos consumidores belo-horizontinos vão comprar o presente dos pais nas lojas de rua da capital mineira, de acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Entre os entrevistados, 63,73% disseram preferir o comércio de rua para as compras, 39,38% vai comprar na região onde mora, 21,5% em shoppings, 15,28% em centros comerciais, 6,74% pela internet, 6,48% no hipercentro, 2,85% em shoppings populares e 2,59% na Região da Savassi. Do total, 5,18% dos consumidores afirmaram não ter preferência quanto ao local da compra para o Dia dos Pais.
Devido ao cenário da economia brasileira – inflação e juros em alta – os consumidores estão mais cautelosos com as compras para o Dia dos Pais e 45,45% revelaram que não pretendem consumir mais este ano em relação a 2013. Os que pretendem consumir mais totalizam 20,59% e 33,96% consumirão o mesmo em relação a 2013. O levantamento mostra que os filhos não estão mesmo muito dispostos a gastar alto com o presente que será dado aos pais no segundo domingo do mês de agosto. O valor médio do presente vai ficar entre R$ 30 e R$ 100, de acordo com 66,15% dos consumidores.
Dos entrevistados pela CDL-BH, 22,48% garantiram que vão gastar entre R$ 50,01 e R$ 75 com o presente e 20,67% desembolsarão entre R$ 75,01 e R$ 100. Pouco menos de 17% devem gastar de R$ 100,01 e R$ 150, 14,99% estão dispostos a presentear com valores de R$ 30,01 a R$ 50, 8,01% devem desembolsar até R$ 30, 7,75% de R$ 150,01 a R$ 200, 5,17% de R$ 200,01 a R$ 300, 2,58% vão gastar acima de R$ 400 e 1,55% de R$ 300,01 a R$ 400.
Os presentes serão pagos em dinheiro pela maioria dos entrevistados (36,62%), 31,43% vão parcelar as compras no cartão de crédito, 13,25% vão escolher a opção do cartão de débito, 11,17% vão pagar à vista no cartão de crédito, 3,12% vão parcelar no cartão da própria loja, apenas 2,34% pagarão à vista no cartão da própria loja, 1,56% escolheram pela opção à vista no cheque, 0,26% parcelado no cheque e 0,26% parcelado no carnê ou crediário.
Preço do produto é determinante
O que mais influencia os consumidores na hora de comprar o presente em homenagem aos pais é o valor dos produtos (34,48%), as facilidades de pagamento são a segunda maior influência para 23,4% dos entrevistados, 11,82% prezam pelo atendimento qualificado, 11,08% pelo ambiente agradável, 5,91% pelo acesso ao comércio e opções de estacionamento, 4,43% a proximidade entre a loja e a casa, 4,43% a qualidade e mix de produtos oferecidos pelo local de compra, apenas 2,71% se preocupam mais com a segurança e 1,72% com produtos de grife ou marca.
Vestuário é destaque
A roupa é o presente ideal de acordo com 41,24% dos consumidores. Calçados estão em segundo lugar (16,93%) seguido de perfumes (8,17%), acessórios (7,77%), livraria e papelaria (5,18%), relógios (4,18%), artigos esportivos (3,98%), bebidas (3,59%), CDs/DVDs (2,59%), eletroeletrônicos (2,59%), telefone celular (1,99%), outros que incluem viagem e ainda não sabem o que comprar (0,8%), bombons (0,6%), artigos de tabacaria (0,2%) e instrumentos musicais (0,2%).
Como já é tradição do consumidor brasileiro, as compras serão deixadas para última hora. Segundo a pesquisa da CDL-BH, 63,92% dos entrevistados só efetuarão as compras em agosto. Em seguida estão: no mês de julho (19,59%), já compraram o presente (9,28%), estão comprando (6,7%) e não comprarão (0,52%).
Almoço de família
Ainda de acordo com a pesquisa da CDL-BH, o Dia dos Pais será comemorado com almoço em família de acordo com 71,5% dos entrevistados. Almoço em restaurante é a opção de 14,25% dos consumidores, 12,69% não farão nenhuma comemoração, 0,78% irão ao cinema ou teatro e outros 0,78% ainda não sabem.