Em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Ambev anunciou nesta terça-feira a construção de um Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) na capital fluminense. Com um investimento de cerca de R$ 180 milhões, a empresa aposta nesse local para acelerar o processo de inovação de produtos, voltado tanto a novos líquidos quanto a embalagens mais modernas. Inicialmente, a unidade empregará diretamente cerca de 50 pessoas, com potencial de saltar para 80 vagas em breve. Será necessária mão de obra extremamente qualificada, formada por profissionais especializados e treinados para coordenar esse trabalho específico.
Em uma área de mais de 36 mil m² na Ilha do Bom Jesus, próxima à Ilha do Fundão, o centro contará com plantas fabris experimentais em nano e micro escala, com capacidade para gerar protótipos em quantidade suficiente para atender a demanda crescente de desenvolvimento de novos produtos e a comercialização em mercados-teste.
A previsão é que a obra fique pronta em dois anos. Com capacidade de produção dimensionada para atender a demanda crescente no país, o CIT virá ampliar e modernizar o trabalho já feito atualmente no centro da Ambev em Guarulhos (SP).
“Nosso setor surgiu no Rio de Janeiro há mais de um século. Somos um dos segmentos mais tradicionais do país e um dos mais dinâmicos do Estado. Nossa parceria com a região fluminense é antiga e constantemente renovada. Nos últimos seis anos, investimos mais de R$ 2,3 bilhões no Rio. O que mostra a relevância do Estado para a Ambev. E, por isso, escolhemos a Ilha de Bom Jesus – reconhecida por concentrar importantes núcleos de pesquisa – para instalar o nosso Centro de Inovação e Tecnologia”, afirma João Castro Neves, presidente da Ambev.