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Estado de Minas

Fechamento da Zara em BH gera dúvidas e reclamações

Loja está fechada para reforma há cerca de um mês e a expectativa é de que reabra em outubro


postado em 02/09/2014 10:38 / atualizado em 03/09/2014 11:03

Rede espanhola tem mais de 6.300 lojas de oito marcas espalhadas pelo mundo (foto: REUTERS/Susana Vera )
Rede espanhola tem mais de 6.300 lojas de oito marcas espalhadas pelo mundo (foto: REUTERS/Susana Vera )

O fechamento da Zara no BH Shopping, única loja da marca na capital, pegou muitos consumidores de surpresa e tem gerado reclamações. Na internet, as dúvidas são inúmeras. Clientes que compraram produtos e não conseguiram trocar e de outros ansiosos com a falta de informação. Apenas um cartaz afixado na porta da loja informa sobre o fechamento.

A loja está fechada há cerca de um mês. Por meio de nota, a assessoria de imprensa da rede informou que o motivo do fechamento é uma reforma e que a nova unidade deve ser reaberta em outubro. O espaço vai oferecer um novo conceito arquitetônico aos clientes, além de coleções desenhadas especificamente para o hemisfério sul que serão atualizadas constantemente. Telas de Led vão mostrar peças disponíveis na loja e os provadores serão equipados com paredes espelhadas por ambos os lados, o que permite que o comprador se veja de frente e por detrás.

A Zara, marca do Grupo Inditex, está presente no Brasil desde 1999. O país é o terceiro mercado mais importante para o Grupo  no continente americano, depois de México e Estados Unidos. No entanto, em 2001, a grife espanhola teve sua imagem associada a prática de trabalho análogo à escravidão. Há investigações do MPT e do Ministério do Trabalho que descobriram dezenas de trabalhadores em condições irregulares no interior paulista e na cidade de São Paulo. No mesmo ano, a marca assinou um Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC) e prometeu cumprir as exigências impostas pelas leis brasileiras.

A empresa conta com aproximadamente cerca de 3.000 funcionários no país. Além das lojas, possui um centro de distribuição para seus produtos no Brasil, para outros países do continente sul-americano e, desde 2011, também para Austrália e África do Sul.


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