O fechamento da Zara no BH Shopping, única loja da marca na capital, pegou muitos consumidores de surpresa e tem gerado reclamações. Na internet, as dúvidas são inúmeras. Clientes que compraram produtos e não conseguiram trocar e de outros ansiosos com a falta de informação. Apenas um cartaz afixado na porta da loja informa sobre o fechamento.
A loja está fechada há cerca de um mês. Por meio de nota, a assessoria de imprensa da rede informou que o motivo do fechamento é uma reforma e que a nova unidade deve ser reaberta em outubro. O espaço vai oferecer um novo conceito arquitetônico aos clientes, além de coleções desenhadas especificamente para o hemisfério sul que serão atualizadas constantemente. Telas de Led vão mostrar peças disponíveis na loja e os provadores serão equipados com paredes espelhadas por ambos os lados, o que permite que o comprador se veja de frente e por detrás.
A Zara, marca do Grupo Inditex, está presente no Brasil desde 1999. O país é o terceiro mercado mais importante para o Grupo no continente americano, depois de México e Estados Unidos. No entanto, em 2001, a grife espanhola teve sua imagem associada a prática de trabalho análogo à escravidão. Há investigações do MPT e do Ministério do Trabalho que descobriram dezenas de trabalhadores em condições irregulares no interior paulista e na cidade de São Paulo. No mesmo ano, a marca assinou um Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC) e prometeu cumprir as exigências impostas pelas leis brasileiras.
A empresa conta com aproximadamente cerca de 3.000 funcionários no país. Além das lojas, possui um centro de distribuição para seus produtos no Brasil, para outros países do continente sul-americano e, desde 2011, também para Austrália e África do Sul.