Bernardo Bittar - Especial para o Correio Braziliense
Uma megaoperação da Polícia Federal (PF) desarticula, nesta segunda-feira, uma organização criminosa suspeita de desviar pelo menos R$ 2 milhões em crimes de furto pela internet, no Distrito Federal, em São Paulo e em Goiás. A Operação IB2K cumpre, desde as primeiras horas, 35 mandados de busca de apreensão, 10 de prisão temporária e oito de prisão preventiva. Até o começo da tarde, 16 pessoas já haviam sido presas no DF e em GO.
De acordo com informações da PF, a quadrilha agia oferecendo por e-mail serviços com desconto de até 60% para pagamento de boletos bancários e tributos como IPVA e IPTU. O grupo enviava mensagens eletrônicas às vítimas, com direcionamento para páginas falsas, onde as pessoas confiavam dados bancários e senhas, que eram copiadas. Com as informações, a quadrilha se passava por clientes em instituições bancárias e realizava os golpes.
De acordo com a Polícia Federal, com os altos valores desviados, a quadrilha mantinha uma vida de ostentação, com carros luxuosos, viagens e grandes festas, além da compra de armas e drogas. Os presos responderão por furto mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro.