O setor de supermercados, hipermercados e atacado no Brasil é o maior em termos de faturamento e o que contempla mais empresas com receita superior a R$ 1 bilhão, segundo dados do ranking Ibevar. Das 55 companhias ranqueadas nesse segmento, 30 estão na casa do bilhão em receita anual. Minas Gerais tem dois destaques no ranking: a rede Supermercados BH aparece na 11ª posição, com faturamento de R$ 2,85 bilhões, 127 lojas e 12,2 mil funcionários, já a DMA Distribuidora ocupa o 16º lugar, com faturamento de R$ 2,27 bilhões, 93 lojas e 9.785 funcionários.
No ranking anterior, o Supermercados BH ficou na 10ª posição, com faturamento de R$ 2,36 bilhões, 117 lojas e 10.203 funcionários em 2012. Já a DMA estava na 13ª, com faturamento de R$ 2,13 bilhões, 91 lojas e 9.877 funcionários em 2012. Ainda segundo dados do Ibevar, a dimensão do segmento supermercadista e de atacado é tão expressiva que corresponde a 56,5% do montante registrado pelas 120 maiores empresas do ranking: o equivalente a cerca de R$ 214 bilhões. Comparado ao ano de 2012, o faturamento total do setor cresceu 11,3%.
O ranking Ibevar apresenta a relação das 120 maiores empresas do varejo brasileiro e um panorama do consumo no país em 2013. O Grupo Pão de Açúcar (GPA) continua no topo da lista com faturamento de R$ 64,4 bilhões no período, seguido de Carrefour e Grupo Walmart. Dia Brasil e Supermercados Mundial entraram para o ‘clube do bilhão’- título conferido às 82 empresas que superaram R$ 1 bilhão em faturamento anual no ranking Ibevar 2014.
"O que podemos observar é que o primeiro colocado desse segmento possui um faturamento cerca de 20 vezes maior do que o 10º colocado, o que indica que há espaço para crescimento, principalmente para fusões e aquisições. Essa disparidade significa que há perspectivas para a entrada de novos players no mercado ou de consolidação entre os grupos menores”, afirma a especialista em varejo e consumo da PwC Brasil, Ana Hubert.
Nos últimos anos, o Produto Interno Bruto (PIB) foi afetado positivamente pela aceleração do consumo das famílias brasileiras - bens de consumo, serviços e outras despesas. Consumo este que representa 62,6% do PIB. De acordo com o levantamento, 52% das despesas familiares são destinadas aos bens de consumo. Excluindo veículos e combustíveis, a participação cai para 42%. O segmento supermercadista representa 19,5% nas vendas de varejo, atrás apenas do setor de veículos, motos e peças.
E-commerce
Outro ponto a ser destacado são as empresas do setor supermercadista que disponibilizam serviço de comércio eletrônico. Pão de Açúcar e Sonda, por exemplo, que ocupam primeiro e 12° lugares no ranking respectivamente, permitem que o cliente faça compras pela internet e as receba em domicílio.
Segundo Ana Hubert, o mercado de e-commerce cresce anualmente acima do mercado de varejo total. “Em 2014, considerado um ano de menor crescimento, observamos um aumento de 26% no faturamento do eCommerce no primeiro semestre e a estimativa é fechar o ano com um crescimento de 21% no faturamento, chegando a 63 milhões de e-consumidores únicos, ou seja, que já realizaram pelo menos uma compra on-line. Esses números mostram que os varejistas não podem ficar de fora desse canal que pode impulsionar as vendas do setor”, explica.
As dez mais em faturamento
1. Grupo Pão de Açúcar (GPA)- R$ 64.405.475.962,00
2. Grupo Carrefour - R$ 34.012.572.214,00
3. Grupo Walmart Brasil - R$ 28.477.467.543,00
4. Cencosud Brasil Comercial LTDA - R$9.811.363.497,00
5. Makro - R$ 7.434.308.480,00
6. Dia Brasil Sociedade LTDA - R$4.649.248.800,00
7. Companhia Zaffari Comércio e Indústria - R$ 3.765.000.000,00
8. Grupo Mateus - R$ 3.200.000.000,00
9. Condor Super Center LTDA - R$ 3.190.766.370,00
10. Irmãos Muffato & Cia LTDA - R$ 3.111.523.217,00