Levantamento divulgado nesta quinta-feira, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) por meio do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) mostrou que os preços médios do etanol e da gasolina voltaram a ter altas menos intensas nos postos de combustíveis. Na terceira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 22 de outubro), o valor médio do etanol subiu 0,56%, enquanto o da gasolina apresentou elevação de 0,22%.
Na segunda quadrissemana do mês (período de 30 dias encerrado em 15 outubro), os preços desses combustíveis haviam apresentado altas maiores: de 1,02% e de 0,35%, respectivamente.
O IPC-S abrange sete capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. Na terceira quadrissemana de outubro, registrou inflação de 0,49%, a mesma da segunda leitura do mês.
Questionado sobre o atual momento dos preços dos combustíveis, o coordenador do IPC-S, Paulo Picchetti, disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que, especialmente em relação ao etanol, a fase menos desfavorável ligada aos efeitos da entressafra pode estar ficando para trás. "Não passou o período da entressafra, mas passou o impacto maior do aumento por conta dela", comentou. "Por isso, estamos vendo essa desaceleração", acrescentou.