(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Três Corações investe em cápsulas de café espresso

Grupo planeja construir fábrica no ano que vem, em Montes Claros, no Norte, para abastecer máquinas


postado em 30/10/2014 06:00 / atualizado em 30/10/2014 07:25

(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press.)
(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press.)

O grupo Três Corações vai erguer uma fábrica de cápsulas de café em Montes Claros, no Norte de Minas. A empresa inicia a construção no primeiro trimestre do ano que vem, o que contribuirá para reduzir significativamente o custo logístico do produto. Ao todo, serão investidos R$ 45 milhões na primeira etapa do projeto, sendo produzidas, a partir de 2016, 10 milhões de cápsulas por mês. Outros R$ 45 milhões estão previstos para ser investidos em seguida para dobrar a capacidade instalada caso a demanda continue em alta.

A decisão de investir na planta nacional está relacionada à forte demanda pelo produto voltado para as classes A e B. Neste ano, segundo o presidente da Tres, Pedro Lima, a meta era comercializar 100 mil máquinas de café espresso, mas até agosto a marca já havia sido superada. A expectativa é de que a empresa encerre o ano com 150 mil unidades vendidas no Brasil, além de 15 milhões de cápsulas. A aceitação da máquina, segundo o grupo, está ligada à possibilidade de se fazer café filtrado e espresso, além de café com leite, chocolate quente, cappuccinos e chás. Segundo a empresa, as marcas Dolce Gusto e Nespresso, juntas, têm 60% do mercado, enquanto a Tres, do grupo Três Corações, tem fatia de 22%.

Outro fator importante para o investimento é que, atualmente, a empresa processa o café em Santa Luzia, encaminha o produto para a Itália, onde é colocado nas cápsulas, para, por último, retornar ao Brasil. O mesmo acontece com o chá, originário do Sri Lanka e da Índia. Com a planta, todo o processo será feito em território mineiro para ser distribuído para os demais estados. “Reduz bem o nosso custo e permite um aumento de margem”, afirma Lima. A unidade ficará ao lado do centro de distribuição de Montes Claros, localidade considerada estratégica para que a distribuição seja ágil para as cinco regiões do país.

MARCA


Em busca de fortalecer a marca do café mineiro, a Três Corações irá adquirir parte das sacas de café vencedoras do 2º Prêmio do Cerrado Mineiro, disputado hoje em Uberlândia. A partir do produto, será desenvolvido um blend limitado. A aposta é que o cerrado mineiro é a primeira região do país a receber a certificação de denominação de origem. “A proposta é cada vez mais posicionar o café brasileiro como um café de qualidade mundial. A Colômbia fez muito marketing sobre o produto”, afirma Lima. Nos próximos dois anos, a empresa prevê investir R$ 100 milhões em marketing das máquinas, tendo o renomado chef Alex Atala como garoto-propaganda da marca.

Além do investimento na fábrica de cápsulas, a Três Corações já iniciou a conversação com empresas interessadas em fabricar as máquinas de café no Brasil. Hoje, elas são feitas na China com a bomba produzida na Suíça. “É possível. Até já conversamos com algumas empresas. Mas não vejo horizonte em curto prazo”, afirma Lima.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)