Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira, em função da valorização do dólar após o anúncio inesperado do banco central japonês. O light sweet crude (WTI) com entrega para dezembro caiu 8 centavos no fechamento, a 80,54 dólares o barril. O Brent do Mar do Norte para entrega no mesmo prazo fechou a 85,86 dólares o barril em Londres, uma queda de 38 centavos em relação a quinta-feira.
Nesta sexta-feira, o banco central japonês anunciou um aumento de seu programa de compra de ativos com o objetivo de estimular a economia do país. O programa totalizará 80 trilhões de ienes (cerca de 720 bilhões de dólares). Consequentemente, houve uma valorização do dólar em relação ao iene a níveis inéditos desde dezembro de 2007. O dólar forte torna o petróleo mais caro para os compradores que utilizam divisas mais baratas.
A queda do preço do petróleo decorre, em grande parte, da valorização do dólar, desde quarta-feira, quando o Federal Reserve comunicou o fim de seu programa de estímulo econômico através da compra de ativos. O crescimento de 3,5% da economia americana no terceiro trimestre também contribuiu para o fortalecimento da moeda e para a queda dos preços do petróleo.