Os homens chegam de mansinho às clínicas de estética e, cada dia mais, entram e gastam bastante. Eles ajudam a inflar o setor. Exigente, o público masculino está se preocupando mais com a própria imagem. Na clínica Vila Algarve, no Bairro Cidade Nova, 90% dos clientes são homens que procuram uma aparência melhor. “Eles querem barriga sequinha e depilação, muitos ainda têm vergonha de falar que recorrem a esses procedimentos, mas é uma coisa normal nos dias de hoje”, afirma Adriana Esteves, esteticista e dona do estabelecimento.
O administrador de empresas Victor Graciano, de 40 anos, é um dos homens que passaram a se preocupar mais com a aparência. Ele conta que, por ano, tira pelo menos de dois a três períodos para descansar e relaxar num spa em Macacos. “Faço massagens relaxantes, massagens com pedras quentes, banhos e cromoterapia. Considero como uma miniférias, onde eu faço tudo em busca de um bem- estar, de equilíbrio”, afirmou.
No Spa Espaço Águas Claras, em Macacos, a expectativa é de crescimento de 15% neste ano. A diretora e sócia-proprietária do estabelecimento, Simone Gomes, afirma que o mercado está em ascensão, já que estar bem e com a aparência saudável é um desejo cada vez mais comum na vida dos brasileiros. “Antes, apenas as mulheres se preocupavam com a estética, mas isso é um estereótipo que vem sendo quebrado. Os homens estão cada vez mais nos spas, quase se equiparando ao número de mulheres”, afirma. Ela conta que os tratamentos mais procurados por eles são as massagens relaxantes, modeladoras, drenagem linfática, lipocavitação e radiofrequência. O preço das sessões desses tratamentos pode variar de R$ 100 a R$ 260 no spa.
PROFISSIONAIS
Para Rubens Slaviski, diretor de negócios da Fagga l GL Events Exhibitions, especialista em feiras de estética, outro fator que influencia positivamente o setor é que a profissionalização veio acompanhada de melhores produtos, equipamentos modernos e clientes cada vez mais exigentes, sendo que a cada ano são lançados novos aparelhos e descobertas técnicas que expandem o mercado. “É uma cadeia produtiva. O mercado cresce, a esteticista se profissionaliza, os produtos ficam cada vez melhores e uma coisa puxa a outra”, analisa. Rubens acrescenta também que Minas tem se mostrado um dos melhores mercados do Brasil, com grande potencial de compra, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
A consultora de mercado, esteticista e curadora do 1º Congresso Científico Internacional de Estética em BH, Maria de Fátima Pereira Lima, afirma que é fundamental que o profissional da área invista para se manter e conquistar o cliente, apresentando sempre novidades. Segundo ela, a capacitação aliada ao empreendedorismo surge como diferencial, assim como o bom atendimento ao cliente. “O mundo cuidava só do belo, mas agora a população está em busca do bem-estar. São mulheres, homens, crianças e adolescentes, todos em busca de saúde e bem-estar. É uma tendência natural de um mercado que só tende a crescer nos próximos anos”, reafirma.