O dólar fechou em queda nesta segunda-feira, depois de seis dias seguidos de ganhos sobre o real. A moeda norte-americana caiu 0,55%, a R$ 2,5493. No mês, a moeda acumula alta de 2,85%, e no ano, há valorização de 8,14%. Na sexta, a divisa dos Estados Unidos fechou em a R$ 2,5634, no maior valor desde abril de 2005.
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começou o dia em alta, mas à tarde o principal índice da bolsa paulista passou a cair e terminou a segunda em baixa. O Ibovespa caiu 0,93%, a 52.725 pontos. As ações da Petrobras fecharam em queda de 2,61%. O resultado das ações da estatal vem sendo prejudicado pelo reajuste no preço dos combustíveis além das outras polêmicas de corrupção envolvendo a companhia.
Nesta segunda, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal contra a Petrobras devido às denúncias de corrupção na estatal, segundo o jornal britânico “Financial Times”. De acordo com a reportagem do FT, as autoridades dos EUA estão investigando se a estatal ou funcionários da empresa receberam propina.