São Paulo, 13 - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse nesta quinta-feira, 13, que a oposição estará vigilante e atenta com relação ao projeto de lei do governo que, na prática, o libera de cumprir a meta de superávit fiscal - que é a economia para o pagamento dos juros da dívida pública.
Em entrevista ao programa
Pingos nos Is
, da Rádio Jovem Pan, Aécio disse este projeto representa "o definitivo fracasso deste governo, que quer produzir déficit e chamar de superávit, além de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal". E não descartou que seu partido impetre uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal. "Se for o caso, iremos ao Supremo com uma Adin", destacou, ironizando: "Se tivesse Procon eleitoral, Dilma (Dilma Rousseff, presidente reeleita pelo PT), teria de devolver o mandato".
Na entrevista, o tucano falou sobre o escândalo da Petrobras, dizendo que a história ganhou vida própria. "Não adianta mais as ações do governo para impedir as investigações no Congresso", destacou, lembrando que o assunto já vem sendo investigado por outros países, como Estados Unidos, Holanda e Suíça.
Aécio disse que cerca de dez pessoas estão com processo de delação premiada em andamento e que os desdobramentos trarão muitos constrangimentos ao governo. "Vamos viver um tempo diferente e não se espantem se figuras coroadas da República começarem a aparecer no Supremo quando o Brasil tomar conhecimento dos réus que se dispuseram a colaborar com a Justiça."
Minas
Questionado sobre a razão de ter perdido a eleição no Estado que governou por dois mandatos consecutivos, Minas Gerais, o senador disse que tinha expectativa de um resultado melhor. E explicou que Minas é o segundo Estado brasileiro onde tem o maior número de Bolsas Família distribuídas.
"Por isso sempre tivemos dificuldades, mesmo nos pleitos presidenciais anteriores", numa referência ás eleições gerais disputadas pelo atual senador José Serra e por Geraldo Alckmin, atual governador reeleito por São Paulo. "Trabalhei minha vida inteira por Minas Gerais, mas em vez de lamentar é agir para recuperar o espaço político e já estamos fazendo isso. Na oposição, vou continuar viajando, trabalhando propostas para o Nordeste e avançar já nas eleições municipais para recuperar nosso espaço em Minas."
No início da entrevista, Aécio disse que "perdeu as eleições ganhando". E disse que poucos dias após eleições o governo da presidente Dilma fez tudo aquilo que diria que não faria e acusaram o PSDB de querer fazer. "Este governo já começa com sabor de final de festa, no Congresso (Nacional), a percepção é de quem ganhou fomos nós. O PT está envergonhado pela campanha indigna e torpe que fez", disse, reiterando que o PT não tem um projeto para o País, por essa razão, a oposição precisa estar mais atenta e vigilante do que nunca.