(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consumidores já fizeram mais de duas mil reclamações contra empresas em 11 horas de Black Friday brasileira

Aqueles que pensaram em aproveitar a Black Friday do Brasil para adiantar as compras de Natal com descontos estão sendo surpreendidos no momento de fechar os pedidos: alguns produtos só devem chegar depois do Ano Novo


postado em 28/11/2014 12:02 / atualizado em 28/11/2014 14:47

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Os consumidores brasileiros já fizeram mais de duas mil reclamações contra empresas na Black Friday 2014, de acordo com balanço divulgado pelo site Reclame Aqui. Nas últimas 11 horas, maquiagem de preços, problemas no acesso aos sites e mudança no valor de produtos no momento de finalizar a compra estão no topo dos motivos mais comuns de queixas.

Durante a madrugada, muitos sites ficaram fora do ar devido ao grande número de acessos, mas desde a manhã desta sexta-feira problemas relacionados a preço e condições de pagamento e entrega concentram a maioria das reclamações por todo o país. Problemas de falta de produtos anunciados em estoque também são relatados por consumidores que participam da data das mega liquidações.

O ranking de empresas mais reclamadas é liderado pela Submarino, com 383 reclamações registradas, seguida pela Americanas.com, com 311. Ambas já superaram a média de reclamações que recebem em uma semana. Os sites das duas empresas tiveram problemas de acesso durante a noite devido ao grande número de consumidores online simultaneamente, mas o ritmo de novas reclamações diminuiu desde as 6h. Agora, a maior parte das reclamações refere-se a problemas com preço e finalização das vendas.

Em terceiro lugar, com 252 reclamações, está a Saraiva, que apresenta problemas de preço e, principalmente, dificuldades na finalização do pedido. Os clientes informam que os produtos apresentados somem do estoque no momento da compra ou “somem” do carrinho de compras virtual. Há também queixas sobre os valores de alguns produtos apresentados como em promoção, mas que estariam com preço “normal”.

Imagens da Black Friday pelo mundo


A Netshoes está em quarto lugar, com 92 queixas registradas. O site da empresa apresentou muitos problemas durante a madrugada e continua instável. A maquiagem de preços também é apontada como um problema por consumidores. Em nota, a Netshoes informou que devido a instabilidade da loja virtual, a promoção será estendida para o sábado, para que consigam cumprir o prometido.

"A Netshoes reafirma seu compromisso com a melhor experiência do cliente e anuncia a extensão das condições e ofertas da Black Friday para este sábado, 29 de novembro. A iniciativa visa garantir o direito de compra nas mesmas condições anunciadas àqueles clientes que eventualmente não conseguiram concluir seu pedido nas primeiras horas da campanha e a todos que desejem aproveitar as promoções por mais um dia. Durante esta sexta-feira, a loja apresentou um período de instabilidade na navegação, mas foi solucionado com urgência pelo time de Tecnologia da Informação que trabalha nas 24 horas do dia e nos 7 dias da semana".

Com 62 reclamações, o Extra.com.br está em quinto lugar. O site esteve mais estável que os concorrentes com mais queixas, e os consumidores concentram suas reclamações em questões relacionadas ao preço. Muitos questionam se há realmente descontos e criticam o valor do frete cobrado. Muitas empresas também estão sendo questionadas quanto ao prazo do frete.

Produtos vão chegar após réveillon

Consumidores que pensaram em aproveitar a Black Friday brasileira para adiantar as compras de Natal com descontos estão sendo surpreendidos no momento de fechar os pedidos: alguns produtos só devem chegar depois do Ano Novo. Os prazos de entrega em muitas das lojas foi estendido para a promoção deste ano. Há casos de previsão de mais de 50 dias para entrega. Em outros, o aviso é mais educado: a entrega vai ser em até 30 dias úteis.

"A maior diferença que notamos neste ano é um amadurecimento do consumidor, que não apenas sabe reclamar melhor como está, desde bem antes da Black Friday, atento a eventuais problemas que possam acontecer", explica o diretor executivo do Reclame Aqui, Edu Neves.

O Reclame Aqui já teve mais visitantes nas primeiras 11 horas da Black Friday do que em todo o evento do ano passado. A previsão é de que o site receba mais de 1 milhão de acessos nesta sexta-feira, além do uso do app em smartphones, que já teve cerca de 700 mil downloads e permite a publicação de reclamações com fotos, diretamente das lojas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)