As vendas ao longo da Black Friday somaram R$ 871,9 milhões nas lojas online do Brasil em 2014. O valor é 48% maior do que o registrado na mesma data há um ano, segundo dados da empresa responsável por análises de risco ClearSale e da criadora do site Black Friday.com.br, a Busca Descontos.
Foram registrados 2,092 milhões de pedidos pela internet. O levantamento ainda revela que os produtos mais procurados pelos consumidores foram os eletrônicos, com 42% das vendas, seguidos dos artigos de esporte e lazer, com 15%. Na sequência, apareceram os itens de informática (11%), viagens (10,6%) e moda (7,3%).
Até o fim da tarde de sexta-feira, às 16h40, o Procon estadual de São Paulo havia registrado 753 atendimentos de consumidores relacionados à Black Friday. A grande maioria das reclamações foi realizada pela página da fundação no Facebook (362) ou via telefone 151 (170 dos atendimentos).
Os principais problemas retratados por consumidores estão relacionados a produto ou serviço indisponível, sites com falhas e alteração de preço na finalização da compra. Estes registros somaram 78% das demandas registradas.
O site Reclame Aqui registrou mais de 12 mil queixas até o término da Black Friday. As reclamações mais comuns dos consumidores foram "problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras, maquiagem de preços, sumiço de produtos do carrinho virtual, problemas no pagamento e preços elevados de frete para 'compensar' os descontos".