Em busca de consolidar-se como a principal companhia aérea operando no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a Gol irá criar seis rotas a partir do principal terminal mineiro (Porto Alegre, São Luiz, Carajás, Natal, Maceió e Juiz de Fora), além de aumentar a frequência para outras quatro capitais (Vitória, São Paulo, Salvador e Recife). A empresa também irá criar duas rotas de Montes Claros para destinos do Nordeste (Salvador e Porto Seguro). Serão 17 novos voos.
A companhia assinou ontem protocolo de intenções com o governo mineiro para ampliar a participação em Confins. Hoje, a empresa é a que oferta o maior número de assentos por semana, além de possuir um centro de manutenção de aeronaves que emprega 1,2 mil pessoas. Antes de iniciados, os voos precisam ser aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A expectativa é que todos comecem a operar até o final do primeiro trimestre de 2015.
Um dos pedidos de autorização de voo, em análise pela agência reguladora, é para o Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, próximo de Juiz de Fora. A solicitação da Gol é para operá-lo nos dias úteis nos dois sentidos a partir de 23 de março. A aeronave sairá às 6h50 do interior e retornará de Confins às 22h37. Aos finais de semana, o avião decola para a Grande BH aos sábados e retorna domingo, mantendo os mesmos horários. Sem trocar de aeronave será possível prosseguir para Congonhas (São Paulo).
REGIONAIS
O presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Sergio Kakinoff, afirma que a companhia tem criado entre duas e três novas rotas regionais por ano. Atualmente, a empresa opera voos em aproximadamente 20 aeroportos regionais, sendo que, ao todo, a empresa atua em 50 terminais no país. “Operar nos aeroportos regionais é parte do DNA e da história da companhia”, afirma Kakinoff. Segundo o diretor-executivo de Planejamento da Gol, Celso Ferrer, o acordo é passo importante na expansão da região “e reforça o investimento e o planejamento da companhia para levar mais conveniência aos clientes e mais conectividade aos novos destinos”. Ele lembra que as rotas regionais permitem ao passageiro fazer conexão para um dos destinos internacionais da Gol e das companhias parceiras para Punta Cana, Buenos Aires e Lisboa.
O subsecretário de Investimentos Estratégicos, Luiz Antônio Athayde, avalia que a criação de rotas regionais é ainda mais importante que voos nacionais. “Essas três cidades mineiras aglutinam pelo menos 150 municípios. Esses voos vão dar mais visibilidade ao interior, além de facilitar novos negócios. A nossa saída para a diversificação da economia será pelo ar”, afirma sobre os voos para Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros.
O novo voo da Gol para o interior aumenta a concorrência entre as companhias no visado setor. Em Minas, a Azul é líder, com operações em oito aeroportos fora da Grande BH: Ipatinga, Montes Claros, Governador Valadares, Patos de Minas, Uberaba, Juiz de Fora, Araxá e Uberlândia. A TAM opera apenas em Uberlândia.