(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Efeito cascata atrasa 30% dos voos em Confins


postado em 24/12/2014 06:00 / atualizado em 24/12/2014 11:03

Quem deixou para viajar de avião às vésperas do Natal enfrentou dificuldades em embarques e desembarques na maioria dos aeroportos do país. O mau tempo entre a madrugada e a manhã de ontem forçou alguns terminais a fecharem as pistas para pousos e decolagens. Da meia-noite às 21h, dos 2.041 voos contabilizados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 28,8% partiram com atraso superior a 30 minutos e 7,3% foram cancelados.

O Aeroporto Internacional de São Paulo registrou 99 voos atrasados até as 18h de ontem, número acima da média, segundo a própria assessoria. Em nota, a GRU Airport, responsável pela administração do terminal de Guarulhos, atribuiu os atrasos às condições meteorológicas que assolaram a capital paulista na noite de segunda-feira.

Apesar de o aeroporto de Confins ter operado normalmente durante todo o dia, os atrasos em voos em alguns dos principais terminais do país resultaram também em problemas em cascata que afetaram o terminal internacional do estado. Até as 21h, dos 91 voos domésticos previstos para ontem no aeroporto mineiro 38 tiveram atrasos (25,9% do total) e outros 12 (8,2%) foram cancelados. O índice é muito superior ao da média registrada desde o início das operações de fim de ano, no último dia 15. Pela manhã, com fluxo maior de aeronaves, o saguão do aeroporto ficou lotado e passageiros precisaram ter paciência para deixar o terminal. No ônibus que faz o traslado do aeroporto para o Centro de Belo Horizonte formaram-se filas e a espera passou de uma hora.

Balanço Segundo balanço da BH Airport, operadora do terminal, de lá pra cá, a média de atrasos é de 6% e a de cancelamentos de 7%. No período, 302 mil passageiros voaram em Confins. A previsão da concessionária é que o número de passageiros entre 15 de dezembro e 6 de janeiro seja 5,7% superior ao de idêntico período do ano passado, acréscimo de 42 mil passageiros. Na Pampulha, dos 13 voos previstos para ontem, três tiveram atrasos e outros seis foram cancelados.

Em Brasília, as operações de pousos no Aeroporto Juscelino Kubitschek ficaram suspensas entre 10h43 e 11h13 devido a uma forte chuva. Por conta disso, um voo da Avianca, que vinha de Santos Dumont, precisou ser alternado para o Aeroporto de Goiânia, onde permaneceu por cerca de uma hora. Apenas um voo foi cancelado, mas 18,64% dos movimentos aéreos sofreram atraso.

O maior atraso registrado pela Inframérica, consórcio responsável pela administração do Aeroporto JK, foi de um voo da Gol que partiu de Palmas. Os passageiros levaram quase quatro horas de diferença para chegar ao destino final, no Rio de Janeiro. O voo, que faria conexão na capital federal às 13h15, de onde partiria 40 minutos depois, só chegou às 15h46 e ainda decolou com pouco mais de uma hora de atraso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)