O Índice Cielo Varejo Ampliado (ICVA) indicou que a receita de vendas do varejo ampliado brasileiro registrou desaceleração na semana do Natal, período que compreende o intervalo entre 19 e 25 de dezembro. O crescimento foi de 1,6% na comparação com o mesmo período de 2013, já descontada a inflação pelo IPCA, valor 0,5 ponto porcentual abaixo do registrado no ano passado em relação a 2012. No índice nominal, que não desconsidera os efeitos da inflação, a alta foi de 7,8% na mesma base de comparação - ante 9,4% de crescimento em 2013.
Se desconsiderarmos a abertura de novas lojas e o fechamento de lojas existentes no último ano, o cenário é de retração na receita de vendas na semana de Natal em relação ao mesmo período de 2013. O resultado do varejo ampliado nesse conceito apresentou queda de 1%, descontada a inflação.
O valor médio de cada compra na semana de Natal deste ano foi de R$ 102 - considerando os 24 setores do varejo brasileiro monitorados pelo ICVA -, uma queda de 1,6% em relação ao tíquete médio registrado em 2013, de R$ 103.
Considerando apenas os setores tradicionais de compras de presentes - como Eletroeletrônicos, Lojas de departamento, Artigos Esportivos, Cosméticos e higiene pessoal, Óticas e joalherias e Vestuário -, o valor do tíquete médio foi de R$ 147, em 2014, contra R$ 149, em 2013 - uma queda de 1,3%.