Depois de completar a fusão da Fiat SpA com a Chrysler para a criação da Fiat Chrysler Automobiles NV, o CEO Sergio Marchionne estaria disposto a fechar mais uma parceria. Para ele, o setor automotivo ainda está fragmentado e pronto para uma maior consolidação. A afirmação levou o analista da Sanford C. Bernstein, Max Warburton, a opinar que o Grupo Fiat esteja aberto a combinações estratégicas, e que marcas como Volkswagen e Ford estariam na mira. As informações são da agência Bloomberg.
Segundo o especialista, tais montadoras se encaixam no critério de Marchionne, que ainda poderia contactar Mazda e Suzuki para parcerias na Ásia. Em entrevista em setembro passado, aliás, o presidente do conselho da fabricante, John Elkann, sugeriu que o parceiro ideal para a Fiat seria uma fabricante de veículos internacional, não muito exposta ao mercado europeu e ao mesmo tempo culturalmente compatível com a empresa ítalo-americana.
Nessa caso, a Ford estaria no topo, já que até o fundador da Fiat, Giovanni Agnelli, chegou a visitar Detroit,nos Estados Unidos, berço da marca, em 1910. Em resposta às especulações, a porta-voz da Ford, Susan Krusel, disse que a fabricante não tem planos ou interesses que não sejam focar em seus planos atuais de negócios.
Outros analistas consultados pela agência veem a Volkswagen como um parceiro mais "fácil", já que tem raízes na Europa e grande participação no mercado chinês. Há ainda uma questão a favor da marca alemã, caso a parceria fosse confirmada. A Volks tem dificuldades de ganhar mercado nos Estados Unidos, enquanto Chrysler, Dodge e Jeep são marcas fortes e tradicionais do mercado mercado dos EUA, o que poderia beneficiar a fabricante de Wolfsburg.