Depois de operar em queda durante todo o pregão e ampliar as perdas no final da tarde, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) terminou a segunda-feira no vermelho. A baixa da bolsa paulista foi puxada pelas ações do setor elétrico, devido a falta de energia em oito estados e no Distrito Federal, em corte de fornecimento orientado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável pela gestão de energia no país. O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, perdeu 2,57%, aos 47.758 pontos.
Ações de empresas do setor elétrico, assim como companhias de setores altamente demandantes de energia, lideraram as perdas do principal índice da bolsa brasileira. Perto do horário do fechamento, as ações da CPFL caíam quase 8%. Light perdia mais de 6% e Cemig, mais de 5%. Já a Cesp registrava queda de mais de 4%.
Dólar sobe em feriado nos EUA
O dólar fechou em alta ante o real, em dia marcado por liquidez reduzida devido ao feriado nos Estados Unidos em homenagem a Martin Luther King Jr. A moeda norte-americana subiu 1,33%, a R$ 2,6560 na venda, depois de cair 0,79% na sessão passada.
Com agências