A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o primeiro pregão da semana em queda, com as ações da Vale entre as principais influências negativas, já que acompanham a queda do preço do minério de ferro no exterior. O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa paulista, recuou 0,41%, a 48.576 pontos. Na mínima do dia, o índice chegou a cair 1,58%, mas devolveu as perdas com o avanço dos papeis do Itaú Unibanco e Bradesco.
As ações preferenciais da mineradora Vale recuaram mais de 4%, depois que o preço do minério de ferro no mercado à vista da China atingiu uma nova mínima de cinco anos. A Petrobras fechou em queda de mais de 1%.
Dólar perto da estabilidade
O dólar terminou a segunda-feira perto da estabilidade. A moeda norte-americana fechou cotada a R$ 2,5905, em alta de 0,06%. Na manhã desta segunda, o Banco Central (BC) deu continuidade àsintervenções diárias, vendendo a oferta total de até 2 mil swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares. Foram vendidos 1,5 mil contratos para 1º de setembro e 500 para 1º de dezembro de 2015, com volume correspondente a US$ 98,8 milhões.