São Paulo, 27 - Mesmo com a economia brasileira andando a passos lentos, a atividade comercial em shoppings em dezembro de 2014 ficou 1,4% acima do resultado obtido no mesmo mês do ano anterior. Foi o que apontou o Iflux, indicador desenvolvido pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo - empresa especializada em contagem eletrônica de fluxo de consumidores -, que revela o grau de aquecimento ou movimentação do setor.
Dos 480 shoppings existentes no Brasil, segundo o Ibope, os empreendimentos menores (com até 20 mil m² de área bruta locável) tiveram, em média, resultados mais favoráveis, apresentando uma variação positiva de 4,2%.
O resultado mostra que o brasileiro está preferindo shoppings menores para fazer compras. Para se ter uma ideia, os empreendimentos com área acima de 40 mil m² apresentaram variação da atividade comercial de apenas 0,6%.
A pesquisa também indicou que shoppings localizados em mercados menos concorridos conseguiram alcançar um crescimento maior na sua atividade comercial - 7,5% - do que os instalados em mercados equilibrados ou superofertados.