São Paulo, 28 - O fluxo de consumidores que passaram por shopping centers em dezembro cresceu 1,4% em 2014 ante o mesmo mês do ano anterior. Os empreendimentos menores, com até 20 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), registraram a maior alta da atividade, de 4,2% na mesma base de comparação.
Segundo pesquisa desenvolvida pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo, os shoppings maiores, com mais de 40 mil metros quadrados de ABL apresentaram a menor variação, com crescimento anual de 0,6% no volume de pessoas que passaram pelos centros comerciais. Os empreendimentos que possuem entre 20 e 40 mil metros quadrados registraram alta de 1%.
O estudo observa também que, na média, os shoppings localizados em mercados menos concorridos foram os únicos que alcançaram um aumento no fluxo de pessoas. Em locais considerados carentes de empreendimentos, os centros comerciais registraram alta de 7,5% no mês passado em relação a dezembro de 2013. Os mercados equilibrados ficaram na estabilidade e os lugares com sobreoferta apresentaram uma queda de 1%.