Brasília, 10 - A inadimplência iniciou 2015 mais elevada do que no ano anterior. A quantidade de consumidores com dívidas em atraso no Brasil avançou 3,12% no mês passado em relação a janeiro de 2014, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgados nesta terça-feira, 10, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL). Apesar da alta, esta é a menor elevação registrada pela entidade para meses de janeiro, segundo a série histórica do indicador de inadimplência, que teve início em janeiro de 2010.
Na comparação de janeiro de 2015 com o mês imediatamente anterior - dezembro de 2014 -, a alta foi menor, de 0,15%. A estimativa do SPC Brasil é que existem hoje 54,6 milhões de pessoas com dívidas registradas em serviços de proteção ao crédito no País.
A inadimplência nos setores de água, luz e comunicação tiveram alta. Os segmentos que registraram os maiores crescimentos na quantidade de calotes foram os das concessionárias de água e luz, com 8,35%, e das empresas de comunicação, com 9,84%.