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Estado de Minas

Reclamação sobre crédito consignado com documentações falsas é destaque no ranking do BC

O Itaú aparece em primeiro lugar no ranking de instituições financeiras com essas reclamações, seguido pelo Banrisul, BMG, Caixa Econômica Federal (CEF) e Panamericano


postado em 11/02/2015 15:58 / atualizado em 11/02/2015 16:33

Consumidores brasileiros enfrentam muitos problemas no que diz respeito ao crédito consignado. De acordo com levantamento do Banco Central (BC), as reclamações sobre a concessão de crédito consignado mediante a formalização de títulos com base em documentações falsas estão entre as de destaque envolvendo instituições financeiras de todo o país. Só no segundo semestre do ano passado, foram 95 reclamações devido as documentações falsas na solicitação do crédito aos bancos. O Itaú aparece em primeiro lugar no ranking de instituições financeiras nesse tipo de reclamação, seguido pelo Banrisul, BMG, Caixa Econômica Federal (CEF) e Panamericano.


Para validar perfis de solicitantes de empréstimo consignado a fim de evitar fraudes, a BR Telemática (BRT), integradora de negócios, Business Process Outsourcing (BPO) e prestadora de serviços de contact center, adotou a solução VOS Center da VoxAge - desenvolvedora e fornecedora brasileira de soluções multicanal de relacionamento com o cliente (telefone, email, chat, SMS e redes sociais) para prevenir fraudes em empréstimos. A BR Telemática recebeu demanda do Banco BMG para validar perfis de solicitantes de empréstimo consignado a fim de evitar o máximo possível de farsas, antes da confirmação do contrato e liberação do recurso. No acumulado dos três anos de operação, de 2012 a 2014, o volume de fraudes evitadas representou 89%.

“O grande desafio do projeto era evitar uma alta taxa de fraudes, identificando em tempo os perfis falsos, com porte de documentos falsos, contatos errados, dentre outros, e com isso, minimizar a perda de lucratividade do produto”, explica Olívio Rosa, diretor executivo da BR Telemática.

Na prática, os sistemas da VoxAge foram integrados com alguns bureaus e com o Serasa, bem como com a plataforma do BMG para confrontar os dados contidos com objetivo de qualificar e validar os solicitantes dos empréstimos. A dinâmica foi baseada no enriquecimento do mailing e sua categorização em contatos “quentes”, ou seja, com baixo nível de possibilidade de fraude e “frios” com alto nível de possibilidade de fraude. O intuito do uso de toda tecnologia e estratégia de confirmações e validações era qualificar o máximo possível dos contratos e obter um nível de certeza bastante alto com relação à legalidade do pedido para que o Banco BMG pudesse concluir os empréstimos.


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