Os preços do petróleo ficaram fecharam praticamente estáveis nesta terça-feira. O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em abril, o contrato mais operado, recuou 17 centavos, fechando em 49,28 dólares. Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com entrega prevista para o mesmo prazo fechou a 58,66 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma queda de 24 centavos em relação ao fechamento de segunda-feira.
"O mercado buscou se estabilizar antes do relatório do departamento de Energia (DoE) americano, que provavelmente dará indicará uma nova alta das reservas americanas de cru", avaliou James Williams, da WTRG Economics. Segundo especialistas da agência Bloomberg News, os estoques, que estão no patamar mais alto em 84 anos, aumentaram em 3,6 milhões de barris na semana passada.
"De qualquer forma, as flutuações de preços não têm necessariamente uma razão precisa no contexto atual, que é muito errático", ressaltou Matt Smith. Desde junho, os preços do petróleo perderam mais da metade do seu valor, uma tendência que ganhou força com a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de manter inalterado o seu teto de produção, apesar das expectativas do mercado.