O petróleo caiu nesta quinta-feira em Nova York, em um mercado que parece assimilar com um dia de atraso o nível sempre elevado das reservas americanas, cujos dados foram publicados na quarta-feira. O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em abril, recuou 2,82 dólares, a 48,17 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com entrega no mesmo prazo limitou suas perdas a 1,58 dólar, fechando a 60,05 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).
"Trata-se de uma reação aos dados de ontem", avaliou Kyle Cooper, da IAF Advisors, referindo-se ao relatório semanal do departamento de Energia sobre as reservas americanas de petróleo bruto, que subiram em 8 milhões de barris, o maior patamar desde 1930.
Em queda desde junho, quando o barril de petróleo valia o dobro do preço atual, as cotações de petróleo caíram em novembro, influenciadas pela decisão da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) de não reduzir seus níveis de produção.