O comércio de Belo Horizonte está pessimista em relação às vendas no Dia das Mães. Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), no período de 6 a 16 de abril, mostrou que 70,53% dos entrevistados esperam que as vendas sejam inferiores ao mesmo período de 2014. No ano anterior, a mesma pesquisa mostrou um cenário oposto - 49% dos lojistas estavam otimistas e esperavam aumento nas vendas.
Para tentar driblar o ceticismo, os lojistas devem apostar nas promoções. Mais de 48% dos entrevistados disseram que vão recorrer às ofertas para tentar alavancar as vendas. Alguns empresários também planejam utilizar propagandas para divulgação e estratégias para melhorar a qualidade do seu mix de produtos (9,47%). Quase 12% dos empresários ainda não decidiu qual será a estratégia adotada na data.
Devido ao cenário econômico, a maioria dos entrevistados (66,32%) não soube responder o valor do tíquete médio para o Dia das Mães. Com base na média ponderada das respostas, a CDL-BH calculou o valor em cerca de R$ 68,75, menos da metade do tíquete do ano passado, quando lojistas calcularam o valor em R$ 138,25.
O cartão de crédito ainda é a forma de pagamento mais esperada. A maioria dos empresários afirmou que as compras devem ser parceladas em até três vezes, seguidas pelo dinheiro, cartão de débito, crediário, cartão da própria loja e cheque. Em comparação com o último ano, caiu o percentual de vendas a prazo. Por outro lado, houve aumento na forma de pagamento através do dinheiro.