Henrique Souza
O aplicativo de caronas pagas Uber, popular no mundo todo e que gerou protestos de taxistas pelo Brasil, foi suspenso nesta quarta-feira no país. A Justiça de São Paulo acatou pedido do sindicato dos taxistas do estado e expediu uma liminar determinando a suspensão das atividades do aplicativo, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
A ordem também proíbe a atuação do Uber na cidade de São Paulo, com multa de R$ 5 milhões caso seja descumprida. A decisão, proferida pelo juiz Roberto Luiz Corcioli Filho determina ainda que o app deixe de ser fornecido nas lojas online do Google, Apple, Microsoft e Samsung e que o Uber seja suspenso remotamente nos celulares dos usuários que já possuírem o aplicativo.
A liminar atende ao pedido de taxistas em todo o país. Manifestações de motoristas em várias cidades brasileiras ocorreram no início do mês. Em São Paulo, cerca de 3 mil taxistas foram às ruas reclamar que o app seria ilegal e que os motoristas contratados pela empresa não teriam licença para atuar.