O número de recalls realizados em 2015 é bem superior ao registrado no ano passado, segundo dados da Fundação Procon-SP. Nos cinco primeiros meses deste ano, 51 campanhas já foram realizadas, ante 4 no mesmo período de 2014. Apenas em maio deste ano, foram 20 avisos de recall.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, o setor automobilístico é líder em chamamentos para reparos. Somente em maio, dos 20 recalls registrados 19 estão relacionados ao setor e um ao segmento de produtos infantis. A maioria dos defeitos está no sistema de airbag, item obrigatório desde 2014, e no sistema de combustíveis.
No ano passado, das quatro campanhas, três estavam relacionadas ao setor automobilístico e uma ao segmento de utensílios domésticos.
Histórico
O setor automotivo é historicamente o que mais realiza campanhas de recall. De acordo com a série da Fundação Procon-SP, entre 2002 e maio de 2015 foram registrados 856 avisos, sendo 76,4% (654) relacionados a problemas com veículos automotores.
A Chevrolet é a marca líder em chamamentos, com 56 recalls. Ford e Mercedes-Benz aparecem na sequência com 49 e 44 registros, respectivamente.
Segundo a Fundação Procon-SP, além dos problemas com veículos, os demais recalls foram registrados em diversos segmentos como alimentos, bebidas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, de informática, infantis, beleza e higiene.