Bares, restaurantes, hotéis e motéis de Belo Horizonte estão preparados para faturar com os casais que vão comemorar o Dia dos Namorados amanhã. Os cardápios incluem, além de almoços, jantares à luz de vela com pratos especiais e música ao vivo. Algumas empresas vão oferecer brindes, como garrafas de champagne e de vinho, e sorteios de diárias em hotéis da capital, como apostas para fisgar os apaixonados, em meio a crise da economia. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel Minas), a data deve impulsonar o movimento de consumidores em 20% e o faturamento em 12%, frente a uma sexta-feira normal. A estimativa, apenas da Abrasel,é que o dia gere negócios avaliados numa bolada de R$ 16 milhões em BH.
Diferente do ano passado, quando muitos casais se dividiram entre comemorar a data e assistir ao primeiro jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo, os restaurantes com apelo romântico devem ser mais demandados. Ainda de acordo com estimativa da Abrasel, o Dia dos Namorados deste ano deve movimentar 45% a mais no setor em relação às cifras observadas no mesmo dia de 2014. “No ano passado o movimento ficou completamente fora da curva. Os bares e restaurantes mais românticos ficaram vazios, enquanto os locais mais agitados, que transmitiram o jogo, receberam maior demanda. Neste ano, tudo volta ao normal, mas com expectativas pouco mais baixas por conta da situação econômica do país”, explica o diretor-executivo da Abrasel Minas, Lucas Pêgo.
Para atrair maior número de casais, bares e restaurantes optaram pelas parcerias com outras empresas. No restaurante Applebee’s, o casal que pedir um prato principal será presenteado com uma garrafa de vinho Los Vascos Cabernet Sauvignon, de 187ml. Segundo o proprietário do restaurante, Mauro Pinhel, a expectativa é de que a data promova incremento entre 30% e 40% nas vendas, em comparação a uma sexta-feira sem datas comemerativas. “Sexta-feira já é por natureza um dia forte para o restaurante, mas o Dia dos Namorados contribui para que haja um faturamento melhor. Além do público que já costuma frequentar a casa, ainda recebemos aqueles casais que procuram um programa diferente”,a firma.
Taças coloridas
No restaurante Porcão, a perspectativa é de crescimento entre 20% e 25%. O gerente do Grupo Meet, responsável pelo restaurante, Leandro Soares, informou que todas as reservas disponibilizadas pela casa estão esgotadas. “A gente faz reserva de 70% do restaurante e deixa os outros 30% para os clientes que chegarem na última hora. Devido a alta procura, estamos utilizando uma parte do nosso espaço dedicado a eventos, disponibilizando mais 100 lugares”, explica. Em parceria com a fabricante de champagne Chandon, o restaurante vai oferecer um kit com duas taças coloridas com uma caneta para personalizá-las e fazer declarações de amor. O presente será dado aos casais que comprarem uma garrafa de espumante.
O Circuito do Rock, que contempla as casas noturnas Jack Rock Bar, Lor Pub e Circus, em acordo com o hotel Mercure BH Lourdes, vai sortear uma diária para casal, permitindo assim que o clima de romance se estenda na madrugada. “Os dois lugares têm públicos com perfis bem parecidos e estamos enxergando um bom retorno da ação de marketing. As pessoas passam a conhecer melhor tanto o Mercure, quanto o Circuito do Rock”, conta o gerente comercial do Mercure BH Lourdes, Anderson Bastos. A expectativa, segundo Bastos, é que hotel alcance 100% de ocupaçção dos quartos para casais.
Solteiros são bem-vindos
Casas noturnas de BH resolveram investir em badaladas festas para estimular o clima de romance e paquera, atraindo também os solteiros. Promotores vestidos de cupidos estarão espalhados em algumas casas distribuindo correio elegante, além de oferecer sorteio de drinques e brincadeiras, como “ache a metade do seu coração que será espalhado na balada”.
No Circuito do Rock, os cupidos vão usar, nas promoções, somente frases clássicas das músicas de rock. O casal que pedir um drinque e se beijar na frente do barman, leva outra bebida de graça.
“A ideia é que as ações aumentam em cerca de 20% o faturamento”, disse Bruno Vilaça, produtor do Circuito do Rock.
Na casa sertaneja Woods, a expectativa é de lotação completa nesta quinta-feira, véspera do Dia dos Namorados, quando acontece o show da cantora Paula Fernandes, e também na sexta-feira com a festa Namora bobo.