O Bradesco fez uma proposta para comprar as operações do HSBC no Brasil. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo presidente do banco brasileiro, Luiz Carlos Trabuco, durante evento em São Paulo. No entanto, a oferta final só será feita em julho. "Nós fizemos uma oferta e estamos analisando", disse. "A oferta vinculante será feita em julho de acordo com calendário do vendedor", emendou.
Na semana passada, o Bradesco, o Itaú e o Santander fizeram propostas iniciais pelo banco. O Bradesco é visto como o mais interessado no HSBC, por agregar clientes de alta renda, enquanto o Itaú tem demonstrado pouca disposição para uma oferta mais agressiva. Corre por fora o espanhol Santander.
O HSBC Holdings anunciou o encerramento de suas atividades de varejo no Brasil e na Turquia. O plano prevê ainda o corte de 22 mil a 25 mil postos de trabalho nos 73 países onde o banco atua. Em comunicado no Brasil, o banco diz que “pretende vender a sua operação no país, mas planeja manter o atendimento aos clientes corporativos de grande porte em suas necessidades internacionais.” O banco confirma que as operações no Brasil estão à venda e nega demissões no país, onde emprega 21.479 pessoas.
O HSBC é sexto maior banco comercial do país.