(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Levy debate política econômica do país com 16 economistas


postado em 25/06/2015 14:48

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou hoje de reunião, iniciada às 11h, na sede do Ministério da Fazenda, com 16 economistas do mercado financeiro e de confederações de empresários. Ao sair da reunião, o ministro Levy disse que o encontro foi positivo. “Ouvi coisas superbacanas. Discutimos questões estruturais e da agenda [de desenvolvimento econômico do país]".

Levy disse que a situação fiscal do país foi um dos temas debatidos na reunião. “[Discutimos] a importância de evitar riscos de maior gasto [do governo] porque isso afeta a confiança do investidor. Segundo ele, os participantes da reunião alertaram “que essa questão do gasto público e de novas despesas obrigatórias talvez hoje um dos maiores inibidores de confiança no Brasil”.


Também participaram do encontro o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Santili Barbosa, e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Afonso Arino de Mello Franco Neto. “Acho que esse tipo de iniciativa de conversar com a sociedade muito boa”, disse Ilan Goldfajn, economista chefe do banco Itaú, um dos participantes da reunião. Goldfajn evitou entrar em detalhes sobre os assuntos discutidos no encontro.

Juan Jensen, economista da Tendência Consultoria Integrada, disse – após o encontro – que é importante separar "o que é cíclico e o que estrutural na economia" no momento. "Muito do que a gente vê hoje é cíclico". E acrescentou: “No passado, a gente teve menor crescimento por queda de produtividade: o que a gente está vendo hoje é queda de crescimento por conta de menor utilização de fatores, tanto bens de capital, quanto mercado de trabalho."

Segundo Jensen, a taxa de desemprego - em ligeira alta - "está mostrando [o acerto da política de ajuste fiscal, uma vez que a política em vigor] facilita a convergência de inflação e facilita a recuperação do crescimento, porque tem ociosidade, diferentemente do que [houve] no passado [quando houve] queda de produtividade".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)