O faturamento do setor supermercadista de Minas Gerais apresentou queda de 0,03% em maio, comparado ao mesmo mês do ano passado, de acordo com pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS). Ainda segundo o termômetro de vendas da associação, de janeiro a maio deste ano, o resultado do setor cresceu 0,7% frente ao mesmo período de 2014.
Os números já foram deflacionados pelo IPCA/IBGE. A pesquisa mostra, ainda, que em maio sobre abril, ambos os meses deste ano, o setor apontou retração de 0,16%. A maioria dos supermercadistas, que responderam a pesquisa, disse que a queda em maio está ligada à base alta de abril, quando o setor teve um desempenho maior devido às vendas motivadas pela Semana Santa.
Otimismo
Mesmo com o resultado negativo em maio, os empresários do setor não temem por desaceleração nas vendas nos próximos meses. Eles apostam na apuração de resultados melhores em junho e julho por acreditarem num clima mais positivo na economia do país.
Brasil
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou ontem os dados do segmento em todo o país. No ano, o setor acumula crescimento de 0,59%. Na comparação de maio com o mesmo mês de 2014, a variação foi positiva em 0,34%. Já sobre abril, o resultado foi de 2,53% negativo. Os números da Abras também são deflacionados pelo IPCA/IBGE.