Colocar boas práticas em ação pode demandar tempo e investimentos das empresas, que vão além de recursos financeiros. Boa parte das medidas exige persistência e o empenho no trabalho dos líderes, já que eles serão os responsáveis por fazer chegar até os funcionários as práticas inovadoras.
“Estamos sempre preparando os gestores para ouvir seus liderados, em especial, quanto às expectativas de cada um dentro da organização e na orientação para o desenvolvimento de suas carreiras”, enfatiza Márcio Ferreira, gerente de Capital do Mercantil do Brasil. Segundo ele, a proximidade possibilitou a criação de oportunidades para favorecer o clima organizacional e as relações das equipes.Outro fato importante que contribuiu para melhorar o ambiente de trabalho na instituição foi uma sequência de mudanças no processo de comunicação.
“A comunicação ficou mais próxima, passou a utilizar linguagem simples, objetiva e entendida por todos.” Ferreira explica que a mudança favoreceu a cultura da organização e principalmente permitiu o entendimento das diretrizes estratégicas proposta pela instituição. “A execução dessas diretrizes ficou clara e transparente, permitindo a participação e o envolvimento de todos nos processos de melhorias. Possibilitou, também, um maior engajamento das equipes.”
A pesquisa da GPTW é dividida em duas partes. Uma delas, que é respondida pelas empresas, envolve nove temas. A segunda parte é respondida pelos funcionários e tem peso maior no resultado, de 67%. O grande desafio para quem conquistou o pódio é se manter no ranking, o que significa um trabalho permanente no engajamento de pessoas, ambiente de transparência e trabalho em equipe.