Atenas, 16 - Foi alcançado, em princípio, um acordo para conceder à Grécia uma linha de financiamento de curto prazo a partir de um fundo de resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (EFMS, na sigla inglês), afirmou o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.
"Há um princípio de acordo sobre o empréstimo-ponte por meio do EFSM", escreveu Dombrovskis no Twitter.
Sob o acordo, a Grécia vai ter acesso a 7 bilhões de euros (US$ 7,6 bilhões) de financiamento de curto prazo por meio da utilização de recursos do EFSM, que é apoiado pelo orçamento do bloco.
O procedimento será finalizado até o meio-dia sexta-feira, disse Dombrovskis.
A Grécia precisa desesperadamente de financiamento até segunda-feira, quando terá de quitar uma parcela de 4,2 bilhões de euros da dívida com o Banco Central Europeu (BCE). Além disso, o país está em atraso com uma parcela de dívida de 2 bilhões de euros com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Alguns países da UE que não utilizam o euro, como o Reino Unido, a Suécia, a Dinamarca e a República Tcheca, têm manifestado objeções ao uso do fundo porque ele é apoiado pelo orçamento de todos os membros do bloco. Políticos e a opinião públicas destes países argumentam que o dinheiro de contribuintes não deve arcar com o custo de mais um empréstimo. Fonte: Dow Jones Newswires.