O dólar fechou em alta nesta quarta-feira e ultrapassou o patamar de R$ 3,20 alcançado na segunda. A moeda norte-americana avançou 1,65% frente ao real, a R$ 3,2257 na venda. Na semana e no mês, a divisa acumula alta de 1% e 3,76%, respectivamente. No ano, a valorização é de 21,33%.
As atenções do mercado nesta quarta-feira se voltaram para o anúncio do governo de possíveis novos cortes no orçamento e a redução da meta de superávit para 2015. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e Nelson Barbosa, do Planejamento, concedem entrevista à imprensa no fim desta tarde para dar detalhes do arrocho.
Além desse cenário, há uma esperada redução do rating soberano do Brasil pela Moody's para o último patamar dentro do grau de investimento, o mercado teme que a agência atribua perspectiva negativa para a nota.
Bovespa cai pelo 4º dia seguido
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda pelo quarto dia seguido e no menor patamar desde março. O Ibovespa, principal indicador da bolsa, caiu 1,08%, a 50.915 pontos, afetado pelo declínio de commodities e das bolsas no exterior. O recuo das ações de bancos e da Petrobras guiou a quarta baixa seguida do índice.