O avanço do dólar ante o real tende a ser o fator determinante para os preços dos itens básicos nos supermercados brasileiros na segunda metade de 2015, avaliou Marco Aurélio, diretor de relacionamento da GfK, que realiza a pesquisa Abrasmercado, em conjunto com o Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
"Fora o dólar e se não surgir nada de novo, o consumidor irá restringir (o consumo) e o mercado vai se estabilizar. Mas como há o dólar, os preços permanecerão em patamares elevados", disse o diretor, em coletiva de imprensa realizada nesta terça.
Nos primeiros meses de 2015, a falta de água, o aumento da energia elétrica, do dólar e do custo da mão-de-obra foram os principais motivos que elevaram os preços da cesta de 35 produtos de largo consumo avaliada na Abrasmercado. Em junho, os preços subiram 1,19% na comparação com maio, passando de R$ 406,20 para R$ 411,03 em junho. Na comparação com junho de 2014, a alta foi de 8,91%.